Abre e fecha

Semana Santa 2024: veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa em Pernambuco

Saiba o que abre e o que fecha no Feriadão da Semana Santa em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 25/03/2024 às 7:15 | Atualizado em 27/03/2024 às 7:43
Notícia
X

O feriadão da Semana Santa 2024 começa oficialmente na Sexta-feira da Paixão, dia 29 de março. O período de Páscoa provoca mudanças nos horários de funcionamento do comércio, shoppings, bancos e serviços.

Portanto, veja a seguir, o que abre e o que fecha no feriadão de Semana Santa em Pernambuco.

Quando inicia a Semana Santa?

Neste ano de 2024, a Semana Santa tem início em 24 de março, no Domingo de Ramos.

Portanto, a Semana Santa começa no dia 24 de março (Domingo de Ramos) e termina em 31 de março (Domingo de Páscoa). Apenas na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, é feriado nacional.

Semana Santa 2024: veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa em Pernambuco

BANCOS

Os bancos abrem normalmente na quinta-feira (28) em todo o Brasil, mas fecharão na Sexta-feira da Paixão (29). Este dia é considerado feriado nacional oficial e não tem expediente de trabalho.

O atendimento bancário nas agências volta a ser realizado na segunda-feira (01), em horário normal.

CORREIOS

Na sexta-feira (29), não haverá atendimento nas agências dos Correios. Já no sábado (30/03), as agências estarão funcionando normalmente.

ROCON RECIFE

Em virtude do feriado da Semana Santa, não haverá expediente, na quinta (28) e sexta-feira (29), na sede do Procon Recife, situada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio.

Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Hélder, no Coque, e Professor Paulo Freire, no Ibura) também estarão fechados.

O atendimento volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h às 17h.

SHOPPINGS

RioMar Recife:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 21h.

Shopping Recife:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 21h.

Plaza Shopping:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 21h.

Shopping Patteo Olinda:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 21h.

Shopping Guararapes:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista:

  • Sexta, das 11h às 19h;
  • Sábado, das 9h às 21h;
  • Domingo, das 11h às 19h.

Camará Shopping:

  • Sexta, das 12h às 21h;
  • Sábado, das 10h às 22h; 
  • Domingo, das 12h às 21h.

Shopping Costa Dourada:

  • Sexta, das 12h às 20h;
  • Sábado, das 9h às 22h;
  • Domingo, das 12h às 20h.

Shopping Igarassu:

  • Sexta, das 12h às 20h;
  • Sábado, 9h às 21h;
  • Domingo, das 12h às 21h

Recife Outlet, em Moreno:

  • Sexta, sábado e domingo, das 9h às 21h

PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL (RECIFE)

Na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado da Sexta-feira Santa (29), foi considerado ponto facultativo e não haverá expediente também no Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM).

O órgão, localizado no Empresarial Riomar Trade Center, no bairro do Pina, volta ao atendimento presencial na próxima segunda-feira (1°), das 8h às 14h.,MERCADOS E FEIRAS - Os mercados e feiras públicas do Recife vão funcionar normalmente na próxima quinta-feira: 6h às 18h. Na Sexta-feira da Paixão, os equipamentos vão atender o público de 6h às 13h. No sábado, como de costume, o horário de funcionamento será de 6h às 18h; e no domingo, 6h às 12h.

MERCADOS E FEIRAS

Os mercados e feiras públicas do Recife vão funcionar normalmente na próxima quinta-feira: 6h às 18h. Na Sexta-feira da Paixão, os equipamentos vão atender o público de 6h às 13h.

No sábado, como de costume, o horário de funcionamento será de 6h às 18h; e no domingo, 6h às 12h.

LOTÉRICAS

O funcionamento das lotéricas pode variar de acordo com cada estabelecimento e região. Por isso, se você tiver necessidade de ir a uma lotérica, é importante entrar em contato com o estabelecimento para verificar se aconteceu alguma alteração no horário de funcionamento.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também não funcionarão na Sexta-feira Santa. Porém, os serviços disponíveis online, como consultas, agendamentos e solicitações de benefícios, continuarão podendo ser acessados.

FERREIRA COSTA

Devido ao feriado de 29 de março, as lojas da Ferreira Costa funcionarão em horários diferentes. Confira:

  • Imbiribeira: 09h às 18h
  • Tamarineira: 09h às 18h
  • Caruaru: Fechada
  • Garanhuns: Fechada

Para quem pretende continuar comprando no conforto do seu lar, é possível efetuar as compras através do www.ferreiracosta.com ou em nosso aplicativo Ferreira Costa disponível para IOS e Android.

TRÂNSITO 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (28), devido ao feriado da Semana Santa.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

COMPAZ E BIBLIOTECAS

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas da próxima quinta-feira (28) até o domingo (31, em virtude do feriado da Páscoa.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE

Nesta Sexta-feira da Paixão (29), o Hospital Veterinário do Recife funciona em expediente diferenciado, aberto das 7h às 13h, para urgências. A partir da segunda (1), o expediente volta ao normal, das 7h às 18h.

SAÚDE / RECIFE

Nesta quinta e na Sexta-feira Santa (28 e 29/3), ponto facultativo e feriado de Páscoa, respectivamente, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial de funcionamento para garantir o atendimento à população.

Os Centros de Vacinação estarão oferecendo imunização contra influenza para todos os grupos prioritários, além de Covid-19 e atualização de caderneta de vacinação para o público em geral.

Na quinta-feira, o funcionamento será das 9h às 19h nas unidades dos shoppings Tacaruna, Riomar, Recife e Boa Vista. Já na Sexta-feira, será das 12h às 19h no Tacaruna, Riomar e Recife, e das 11h às 19h no Boa Vista.

Em ambos os dias, o Centro de Vacinação do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, estará aberto das 8h às 18h.

Os pontos de testagem para covid-19 também estarão funcionando. Tanto na UBT José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, quanto no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, das 8h às 17h, não há necessidade de agendamento.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento por meio do telefone 3355-7712, das 8h às 17h.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Areias, e Helena Moura, na Tamarineira.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o feriadão da Páscoa, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO

Em razão do feriado da Semana Santa, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (29), nem na quinta-feira (28) em razão do decreto de ponto facultativo.

Os serviços retornam na segunda-feira (1) na Agência de Emprego situada no antigo prédio da Fama, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira (1), nos horários normais dos cursos.

Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades na terça-feira (2), das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

*Matéria será atualizada 

O que é celebrado na Páscoa? 

O domingo de Páscoa, por sua vez, celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação na Sexta-feira Santa.

Segundo os relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo vazio de Jesus, simbolizando sua ressurreição.

A partir desse evento, o Calendário Romano foi dividido em duas eras distintas: Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), uma demarcação temporal que persiste até os dias atuais.

Essa divisão destaca a importância da vida e do legado de Jesus Cristo na história e na cultura ocidental 

Tags

Autor