Eleições 2024

Lula ou Raquel Lyra? Quem tem mais aprovação e pode ser melhor cabo eleitoral em Caruaru

Quem pode servir como melhor cabo eleitoral, em Caruaru, que ganha dimensão especial nestas eleições por ser o domicílio eleitoral da chefe do Executivo?

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 26/03/2024 às 13:25 | Atualizado em 26/03/2024 às 13:29
Notícia
X

O instituto de pesquisa Conectar realizou, por conta própria, um levantamento sobre a questão da educação em três municípios do Estado, Sertânia, Serra Talhada e Caruaru. De carona, ao sondar aspectos do setor de educação, o levantamento aproveitou para pesquisar aspectos relacionados aos problemas das cidades e aprovação da governadora Raquel Lyra e Lula nestes municípios.

Quem pode servir como melhor cabo eleitoral, em Caruaru, que ganha dimensão especial nestas eleições por ser o domicílio eleitoral da chefe do Executivo?

De acordo com a pesquisa, Lula tem 48% de avaliação da gestão como ótima ou boa. 29% afirma que ela é regular e 23% diz que ela é péssima. A aprovação da gestão Lula soma 63% na capital do agreste, enquanto a desaprovação soma 34% por lá.

Já a avaliação da gestão da governadora Raquel Lyra soma 40% de ótimo e bom e 37% de regular, além de 22% de péssima. A aprovação da gestão da governadora soma 63% em Caruaru e a desaprovação 35%, apenas um ponto percentual acima do presidente.

O levantamento mostra que há esperança com a governadora da cidade. 35% dos entrevistados diz que ela fez pouco, mas vai fazer mais daqui para a frente. Só 17%, a menor taxa, diz que ela não fez nada e não vai fazer muitas coisas para Pernambuco. 28% acha que já fez muito e vai fazer muito mais. Outros 20% diz que fez algumas coisas apenas, mas vai fazer mais daqui para a frente.

Bolsonaro não aparece sendo medido como cabo eleitoral, no levantamento. João Campos, que declarou apoio para o candidato adversário de Raquel Lyra, também não.

Os números permitem avaliar que a situação eleitoral é favorável ao candidato Rodrigo Pinheiro, caso a governadora consiga transferir toda a quantidade de votos. A avaliação amplamente positiva não ocorre, por exemplo, na capital pernambucana.

De acordo com a pesquisa, a área de saúde em Caruaru é a que estaria tendo os maiores problemas. Logo depois, surge calçamento de ruas e avenidas. Como não poderia deixar de ser, a saúde é apontada com 25% como péssimo desempenho do governo do Estado. O recorde aparece na geração de empregos, com 32%.

Quando perguntados quanto à expectativa sobre o futuro do Estado, 29% afirmam que será muito melhor e 26% afirma que será um pouco melhor. Será muito pior soma 13%.

O trabalho foi realizado entre 01 e 07 de março, com 1.200 entrevistas, sendo 400 em cada município, sob a responsabilidade do diretor Maurício Garcia.

Tags

Autor