investimento privado

João Campos chama iniciativa privada para participar da gestão no Recife

Recife sediou encontro sobre concessões e PPPs, com autoridades públicas e privadas, para discutir projetos relacionados à segurança hídrica, infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e energia

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/03/2024 às 15:11 | Atualizado em 28/03/2024 às 15:13
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos, aproveitou o evebto Infra Nordeste GRI 2024, no Pina, um dos maiores encontros do país para os setores público e privado ligados a projetos por meio de Concessões e Parcerias Público-Privadas, em diversos setores, para chamar a iniciativa privada para investir na capital pernambucana.

"Recife é uma cidade que quer captar investimento privado, com segurança jurídica para esse investimento, porque isso gera emprego, renda e oportunidade de serviços públicos cada vez melhores”, afirmou João Campos.

No caso das PPPs por exemplo, no futuro uma das ideias da gestão é repassar para a gestão privada obras como o Parque das Graças e o futuro Parque Eduardo Campos, por meio de parcerias. Os relógios espiões na capital foram o primeiro passo, um teste, como qual também se livra do custeios das pequenas praças. Mas existe uma infinidade de possibilidades, como todo material de sinalização das ruas, por exemplo.

João Campos participou do painel de abertura do evento, discutindo a importância do novo PAC e as parcerias entre o setor público e a iniciativa privada.

“Este é um encontro com os maiores operadores de concessões, modeladores e bancos financiadores. A gente apresentou a nossa carteira de projetos de concessões e a gente pode mostrar que o Recife é uma cidade que quer captar investimento privado”, afirmou João Campos, no evento.

O encontro reuniu concessionárias, investidores e empresas públicas e privadas para abordar perspectivas de investimentos e oportunidades, promovendo a integração dos diversos setores dos estados nordestinos.

Segundo os organizadores, o encontro visou promover discussões estratégicas focadas nas iniciativas e projetos relacionados à segurança hídrica, infraestrutura social, portos, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos, energia, dentre outros.

“Ficamos muito orgulhosos de receber o Infra Nordeste GRI 2024 aqui no Recife. É uma grande oportunidade de apresentar a cidade, as oportunidades, as medidas que a gestão já vem tomando e também a nossa carteira de projetos de parceria público privada e de concessões. Temos grandes expectativas de poder apresentar diversos projetos e, eventualmente, até levantar novas ideias para que a gente consiga entregar melhores serviços à população, onerando também os cofres públicos”, afirmou Felipe Matos, secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife

Segundo a PCR, o Recife Parcerias tem como meta viabilizar R$ 4,8 bilhões em benefícios para o município para as próximas décadas, com objetivo de viabilizar investimentos em equipamentos públicos de forma ágil, melhorar a prestação de serviços públicos para a população e, paralelamente, desonerar os cofres municipais.

Tags

Autor