pernambuco

Além de Arcoverde e Goiana, Lula também terá agenda no Recife na quinta-feira

Presidente lança Sistema Nacional da Cultura, em evento realizado no Parque Dona Lindu, à noite

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/04/2024 às 6:56
Notícia
X

O presidente Lula cumpre agenda em Pernambuco na próxima quinta-feira (4), como o blog de Jamildo adiantou na semana passada. Além das já anunciadas visitas a Arcoverde, pela manhã, e Goiana, à tarde, o petista também participará de um evento no Recife, à noite.

Na capital, Lula vai sancionar o projeto de lei que institui o Sistema Nacional da Cultura (SNC). Aprovado no dia 6 de março no Plenário do Senado, o PL estabelece garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas.

LEIA TAMBÉM: Com avaliação em queda, Lula pode ter mudanças nas redes sociais e na programação da EBC

O ato ocorrerá no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, às 19h.

De autoria do deputado Chico D'Angelo (PT), na Comissão de Educação e Cultura do Senado o projeto teve a relatoria do senador Humberto Costa e foi remetido ao Plenário em regime de urgência requerido pela senadora Teresa Leitão. Os dois senadores pernambucanos acompanharão Lula no evento.

Teresa Leitão lembrou que, durante um encontro com produtores culturais na campanha de 2022, no Teatro do Parque, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a atuar no sentido de garantir acesso a recursos públicos para produtores de todas as manifestações artísticas.

“Esse é mais um compromisso cumprido pelo presidente Lula, que recriou o Ministério da Cultura assim que tomou posse. A sanção desse projeto será o meio adequado para abrir oportunidade para quem precisa de apoio para desenvolver e viver da sua arte”, conclui.

Segundo Humberto Costa, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, também estará presente. Eles estiveram juntos, ontem, no Senado, em audiência da Comissão de Educação.

"Será um marco para o setor, uma lei que democratiza e pensa a cultura no Brasil para as próximas décadas", disse o senador.

Lula em Arcoverde e Goiana

Lula inicia a agenda em Pernambuco em Arcoverde, no Sertão, onde vai inaugurar, às 10h, a Estação Elevatória de Água Bruta, no distrito de Ipojuca. O trecho integra a Adutora do Agreste, projeto estratégico incluído no Novo PAC para garantir o fornecimento de água em áreas do Agreste pernambucano.

Em seguida, a comitiva do presidente segue para Goiana. O compromisso no município da Mata Norte é a inauguração da fábrica de medicamentos Hemo 8r Fator VIII Recombinante, da Hemobrás. A previsão é de que o evento ocorra às 15h.

Tags

Autor