crimes

Operações da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro cumprem mandados no Recife, Caruaru e Maceió

Agentes envolvidos nas Operações Coiote e Furtivos cumprem 9 mandados de prisão e busca e apreensão nesta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 10/04/2024 às 8:17 | Atualizado em 10/04/2024 às 8:37
Notícia
X

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) duas operações que miram a desarticulação de organizações criminosas voltadas à prática do crime de lavagem de dinheiro e outros crimes.

A Operação Coiote realizou uma prisão em Caruaru, no Agreste do estado, e cumpre cinco mandados de busca e apreensão, também em Caruaru e no Recife. A investigação foi iniciada em março de 2023 e apura também a prática dos crimes de falsidade documental e sonegação fiscal.

À frente desta operação está a a delegada Gabrielle Nishida, titular da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributaria (Deccot), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

Divulgação/Polícia Civil PE
Operação Coiote, da Polícia Civil - Divulgação/Polícia Civil PE
Divulgação/Polícia Civil PE
Operação Coiote, da Polícia Civil - Divulgação/Polícia Civil PE

Ao todo, foram empregados 40 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, e quatro auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel), com apoio da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda.

Já a Operação Furtivos está sob a jurisdição do delegado Ney Rodrigues, da Delegacia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Além de lavagem de dinheiro, essa investigação apura a prática de crimes de tráfico de drogas e homicídio.

A investigação foi iniciada em novembro de 2023 e cumpre dois mandados de prisão e um de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Ipojuca. Todos foram cumpridos em Maceió, em Alagoas.

Nesta ação, foram empregados 10 policiais civis de Alagoas e Pernambuco, sob assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, com apoio da Polícia Civil de Alagoas.

Mais informações sobre as operações e o resultado das investigações serão repassadas pela Polícia Civil de Pernambuco ainda nesta quarta-feira (10).

Tags

Autor