Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Pesquisa do IBOPE Inteligência revela espetacular mercado para a Internet como plataforma de TV no Brasil

Publicado em 16/08/2016 às 14:00 | Atualizado em 16/08/2016 às 16:04
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
Internet_Castilho2 Ficou pronto um novo levantamento feito pelo IBOPE Inteligência onde se revela que os internautas brasileiros assistem mais televisão e navegam mais na internet do que os americanos e canadenses.  Até aí nada de novidade. Afinal, já faz bastante tempo que se sabe que o brasileiro é louco por internet. A novidade que a acordo com a pesquisa organizada pela Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) cujo parceiro no Brasil é o IBOPE Inteligência, por meio de sua unidade de pesquisas online, o Conecta está pelo menos dois pontos. Audiência de TV no celular e consumo de conteúdo na hora que o internauta quer. O fato do brasileiro já ser líder em audiência de TV pela internet é importante porque abre um espetacular mercado para as redes brasileiras que estão perdendo audiência para outras plataformas. E o segundo é que nessa onda os brasileiros também lideram o consumo de TV on demand (disponibilidade de assistir aos conteúdos na hora que quiser). Segundo a pesquisa 95% dos internautas entrevistados navegam na internet todos os dias (imagine o mercado que isso quer dizer) e que 82% assistem televisão diariamente. Sobre isso a pesquisa diz que temos uma média acima do verificado nos países da América do Norte. O que a pesquisa mostra é um da do surpreendente: a TV e internet são meios complementares, já que 72% da população de nove países das Américas navegam na web para buscar informações sobre algo que viram na televisão. Foram realizadas 8.533 entrevistas em nove países da América Latina, em maio de 2016. No Brasil, foram entrevistados 1.004 internautas. Foram realizadas 8.533 entrevistas em nove países da América Latina, em maio de 2016. No Brasil, foram entrevistados 1.004 internautas. E isso ocorre com mais força no Brasil, onde 96% dos entrevistados dizem fazer isso. O que a análise dessa pesquisa permite dizer é que assistir TV pelo smartphone também está se tornando comum, sobretudo no Brasil, onde esse hábito já é praticado na mesma proporção que nos Estados Unidos ambos têm percentual de 29% dos internautas vendo TV pele seu celular. Internet_Castilho3 Para se ser uma ideia basta dizer que o terceiro país que faz isso o Panamá (16%) e o Canadá (15%) tem quase a metade da audiência. Na média das Américas, 24% dos habitantes assistem televisão pelo smartphone. Ainda segundo pesquisa o uso do smartphone para assistir TV é mais comum em casa (69%) ou em transportes como ônibus e metrô (52%). Mas há também uma parcela significativa que faz isso no trabalho (43%), na casa de amigos (27%) e em restaurantes (26%). O Brasil também é primeiro quando o assunto é assistir filmes e programas de TV por meio de serviços on demand (disponibilidade de assistir aos conteúdos na hora que quiser), como Netflix. No país, 49% assistem, no mínimo, semanalmente, o que coloca o Brasil no topo do ranking, junto com os Estados Unidos. Internet_Castilho1

Últimas notícias