Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Construtora Noberto Odebrecht muda de nome e vira Odebrecht Engenharia & Construção

Publicado em 02/05/2019 às 16:30 | Atualizado em 02/05/2019 às 16:45
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
      A Construtora Noberto Odebrecht ( antiga CNO) está mudando de nome. No ano em que completa 75 anos, a empresa passa a se chamar Odebrecht Engenharia & Construção renovando a marca adotando agora as iniciais “OEC”. Empresa-mãe do Grupo Odebrecht que virou um dos símbolos da corrupção nos governos do PT e também por ter feito um dos maiores acordos de delação premiada na pessoa de seu presidente, Marcelo Odebrecht , terceiro representante da família que fundou a CNO na Bahia, a empresa está anunciando nova identidade visual, desenvolvida com o apoio da consultoria Keenwork, traz as cores verde, azul e cinza e pode ser vista em todas as comunicações da empresa a partir deste mês. Desde julho de 2016, a empresa vem reforçando as medidas do Sistema de Conformidade e Governança. Desde que assumiu o compromisso público de combater a corrupção, a empresa criou um novo sistema mais robusto, em linha com o de empresas de capital aberto. Ao longo de sua história de 75 anos, a empresa fundada pelo en genheiro Norberto Odebrecht foi responsável pela execução de mais de 2.500 obras de grande porte como usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, além de pontes, viadutos, túneis, linhas de metrôs e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias e obras industriais. Atualmente, a OEC está presente em 16 países, empregando mais de 20 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades, em cerca de vinte obras para clientes públicos e privados. O novo nome é seguido do descritivo “Odebrecht Engenharia e Construção”, que demarca seu segmento de atuação. A mudança reflete o que a empresa chama de Jornada da Transformação, com importantes avanços na sua governança, como a implementação de um novo sistema de conformidade, incorporação de conselheiros independentes, atualização e adoção de novas políticas e diretrizes, um processo de sucessão que promoveu uma nova geração de líderes, a assinatura de importantes acordos no Brasil e exterior e, por fim, o início de sua reestruturação financeira. “Foi uma caminhada intensa que nos permitiu iniciar um processo de reconstrução de confiança e cujos resultados já estão aparecendo até mesmo na forma de importantes conquistas de novos projetos desde o ano passado”, afirma o presidente da OEC, Fabio Januário. Além da nova marca, a empresa iniciará também em maio uma campanha de publicidade apresentando seu novo momento. Segundo o responsável por MKT Institucional da OEC, Rodrigo Vilar, essa ação reforça o compromisso de estabelecer uma relação mais próxima e transparente com a sociedade. “A empresa fez muito nesses últimos três anos e se reinventou, sem perder o que sempre teve de melhor: pessoas de conhecimento e capacidade técnica e de entrega diferenciada. A campanha é um convite para que todo interessado possa acompanhar esse processo de aprendizado e reconstrução”, afirma Vilar. A nova identidade visual foi resultado de um trabalho de mais de um ano com a parceria da equipe de comunicação que ouviu mais de 30 executivos da empresa em todo o mundo, realizamos workshops com a nova gerações de jovens. A construtora foi a única empresa brasileira entre os 22 projetos selecionados de 14 países. De acordo com os rankings divulgados pela revista, a empresa foi elencada como a 8ª no mundo entre as construtoras de plantas para segmento elétrico e a única companhia brasileira entre as 50 maiores, em termos de faturamento. Inovação no canteiro de obras - Ao longo de seus 75 anos de história, a OEC se caracterizou por ser uma empresa voltada ao empreendedorismo e à inovação, levando aos seus canteiros de obras soluções de grande impacto na otimização de materiais, tempo de execução de serviços, soluções ambientais, entre outros, que conferem aos seus projetos qualidade técnica reconhecida internacionalmente. A empresa assinou, no ano passado, um memorando de entendimentos com a Microsoft para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico. O objetivo é fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de soluções conjuntas inclusive com o uso de Inteligência Artificial, com aplicabilidade nos canteiros de obra. Com esta iniciativa, as empresas têm a expectativa de contribuir ainda mais com a segurança para os integrantes e para as comunidades do entorno das obras, com o aumento da produtividade e com um melhor controle da conservação do meio ambiente. Já foram concluídos acordos com autoridades de oito países - Estados Unidos, Suíça, Brasil, República Dominicana, Panamá, Equador, Peru e Guatemala. Outros acordos são esperados e alguns já se encontram em estágio avançado de negociações. No início de 2018, a empresa anunciou a chegada da nova Chef Compliance Officer Margarida Smith, oriunda do americano Citibank e com larga vivência no setor de conformidade no mercado financeiro. Também foram implementadas novas medidas, como a decisão de delegar a uma empresa especializada externa a gestão do Canal Linha de Ética e a realização de avaliações (due dilligence) de todos os seus fornecedores. Em julho de 2018, a OEC deu mais um importante passo no compromisso assumido para uma atuação ética, íntegra e transparente, firmando a "Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência", iniciativa liderada pelo Instituto Ethos em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas e da Transparência Internacional. Presença digital – Como parte do processo de renovação e transparência a OEC lançou em 2018 canais próprios nas redes sociais Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, Youtube, além de um blog de engenharia e um website. O objetivo é estabelecer maior conexão com estudantes e jovens profissionais.

Últimas notícias