Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna Jc Negócios

Os excluídos do home office

Com as restrições de circulação e a permanência de pessoas em casa, toda a cadeia de suprimentos de serviços que trabalha para quem trabalha será paralisada.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 14/03/2020 às 21:39
NE10
Ambulantes tomam conta das calçadas e pedestres ficam quase sem espaço - FOTO: NE10

Por Fernando Castilho do JC Negócios

Texto foi publicado na edição do Jornal do Commercio de 14/03/2020

Agora que o governo federal e o ministério da Saúde começam a organizar o pacote de restrições para a circulação de cidadãos nas cidades cabem duas máscaras de conversa sobre que elo da cadeia produtiva vai sofrer mais. Quem vai pagar a maior parte da conta e como será possível traçar planos para reorganizar a economia depois que ela se desorganizar, como deve acontecer nos próximos meses.

A crise do Covid-19 primeiro vai piorar a economia para depois começar a melhorar. Com sorte, e uma melhor gestão, no segundo semestre. Dito de outra forma: a cadeia de produção industrial vai precisar ser parada para depois ser reativada.

De início, isso inviabiliza a economia informal, que precisa de gente na rua para subsistir. É quem processa e vende comida, presta serviços pessoais e empresariais de forma não regularizada e quem supre, de maneira informal, as cadeias formais da economia.

É o MEI, o microempresário, o prestador de serviço. Quem não é nem MEI, o homem ou a mulher que faz oferece pequenos serviços específicos eventuais e, é claro, as pessoas que vendem comida pronta e prestam serviços, como de beleza e cuidados a terceiros. Com as restrições de circulação e a permanência de pessoas em casa, toda a cadeia de suprimentos de serviços que trabalha para quem trabalha será paralisada.

A questão não será dramática no setor privado nem no público, que devem adotar estratégias como o home office. A crise da Covid-19 pegará um país onde mais de 50% da população economicamente ativa já não tem emprego formal para trabalhar e que, por isso, precisa estar nas ruas para obter renda. Um mercado que, se não deixar de existir, no mínimo, será suspenso por meses.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA JC NEGÓCIOS

Comentários

Últimas notícias