Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna Jc Negócios

Recolhimento de máscaras mostra governo de Pernambuco sem suprimentos para enfrentar covid-19

A atitude de requisitar suprimentos com base decreto 48.809 do governador Paulo Câmara pela secretaria da Fazenda, Procom e PM indica que situação dos estoques da Secretaria de Saúde está crítica.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 20/03/2020 às 7:16 | Atualizado em 20/03/2020 às 7:27
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
O material foi recolhido nesta quinta-feira (19) - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Por Fernando Castilho do JC Negócios

Apesar de ter tomado uma série de atitudes, editados decretos e determinado um conjunto de ações mirando preparar os pernambucanos para o enfrentamento da Covid19, a ação de requisição de lote de máscaras numa loja de suprimentos do Recife indica que o próprio Estado não se preparou completamente para o enfrentamento da epidemia.

A atitude de requisitar suprimentos com base decreto nº 48.809 do governador Paulo Câmara pela secretaria da Fazenda, Procom e Polícia Militar revela que a situação dos estoques da Secretaria de Saúde está em situação crítica e isso levanta uma série de dúvidas sobre como vamos enfrentar essa crise.

Pode ser que o Governo tenha tomado a decisão para demonstra que não hesitará em tomar atitudes drásticas para proteger a população ainda isso signifique intervenções como a desta quinta-feira nas empresas. Mas pode indicar que o suprimento de matérias para a rede de saúde entrou em colapso antes mesmo dos problemas se agravarem na ponta.

Isso fica mais evidente quando o Conselho Regional de Enfermagem cobra do Estado em suas unidades a entrega de suprimentos padrão para as equipes que atendem aos hospitais públicos, inclusive, a falta de máscaras como as que foram confiscadas da empresa fornecedores de suprimentos médicos. E abre uma avenida de suspeitas sobre o verdadeiro estado dos estoques de suprimentos.

Que o governo do Estado tem e terá mais ainda dificuldades de se abastecer de medicamentos e suprimentos não há dúvidas. Por que isso é uma rotina para quem depende do recebimento desses insumos nas farmácias da secretaria de Saúde de Pernambuco.

Esse a é uma situação que nos próximos meses, naturalmente, tende a se agravar porque haverá uma corrida de suprimentos por parte das autoridades. O próprio álcool gel a 70% já e um exemplo bem claro da carência de insumos que virá uma vez que ele é importado da China sendo, inclusive, produzido na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, onde a Covid19 foi identificada no final do ano passado. A falta de suprimentos será um problema a ser enfrentado pela sociedade e especialmente pelo Governo.

Mas não deixa de ser preocupante que ainda no início da preparação para o enfrentamento da epidemia equipes armadas e fiscais na secretaria da Fazenda tenham que usando de um dispositivo legal para o confisco ainda que sob a garantia de pagamento do produto.

Tomara a ação desta quinta-feira tenha sido apenas uma demonstração do que o governo do Estado está disposto a fazer para garantir o combate a crise que se aproxima e que, de fato, tenha se preparado para o desafio. Afinal a última coisa que se deseja é que a rede pública sequer tenha máscaras para proteger os servidores que vão cuidar dos futuros pacientes grave sem nos hospitais da rede pública de Pernambuco. Tomara.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA JC NEGÓCIOS

Comentários

Últimas notícias