Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Com varejo fechado, e-commerce com delivery vira única saída para estoque da Páscoa 2020

Antes da crise do coronavírus, a Páscoa de 2020 se desenhava a melhor dos últimos cinco anos

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 07/04/2020 às 17:39 | Atualizado em 07/04/2020 às 17:57
Foto: Renato Spencer/Arquivo/JC Imagem
Foram pesquisados no total 97 tipos de chocolates (ovos da páscoa de diferentes tamanhos e marcas e caixas de chocolate), em nove estabelecimentos - FOTO: Foto: Renato Spencer/Arquivo/JC Imagem

Por Fernando Castilho, do JC Negócios.

Terceiro maior mercado global de ovos de chocolate, o Brasil enfrenta desde o fechamento das lojas de varejo, shoppings e até lojas de departamento no mês de março por força da covid-19, o maior de seus desafios. Como desovar os milhões de ovos já produzidos para a Páscoa de 2020 que se desenhava a melhor dos últimos cinco anos?

Empresas como a gigante Lacta, pioneira na produção de ovos de chocolates no Brasil, que pertence a Mondelez Brasi, precisaram se adaptar ao atual momento, reforçar sua atuação em canais de delivery e e-commerce, e fazer, inclusive, mudança na comunicação que passou a ser "Lacta. Cada pedacinho aproxima. Mesmo estando cada um na sua toca."

A empresa passou a apostar em ações como o Lacta em Casa (www.lactaemcasa.com.br) – website agregador de lojas online; Loja Lacta (https://www.lacta.hipervenda.com.br/), com entregas em São Paulo, Campinas e Jundiaí, e frete grátis; Entrega Uber Eats para quem entrar no aplicativo do Uber Eats e fazer compras a partir de R$ 50 com frete grátis em mais de 140 municípios de todo o Brasil e nos Apps de entrega numa parceria com os principais aplicativos de entrega do mercado e que atuam em território nacional.

O desafio é o tempo. De hoje até domingo as empresas que entregaram sua produção aos lojistas têm apenas cinco dias. Nos supermercados um dos principais canais de vendas as famosas ilhas de ovos com a principais novidades não conseguem motivar os clientes a saírem de casa.

E essa situação desencadeou uma onda de promoções das empresas em Pernambuco no sentido tentar conseguir o máximo do vendas. No Plaza Shopping, a Kopenhagen está usando o WhastApp para entregar (Rappi e 81 99969-6958), a Cacau Show (Ifood e 81 99167-6069), a Planeta Bombom (81 98169-3614), The Brownie Factory (Ifood) e Lojas Americanas (81 99132-2909).

As lojas Cacau Show e Burger King do Paulista North Way Shopping, localizado no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, garantem entregas via delivery durante a quarentena.

Na Chocolates Brasil Cacau do Shopping Tacaruna é possível garantir os ovos de Páscoa sem sair de casa e ainda aproveitar a promoção "Leve 3 e Pague 2". A promoção é válida para todos os itens de Páscoa, sendo os três produtos do mesmo valor.

Assim como o River Shopping, de Petrolina, é possível pedir, por telefone ou aplicativo, comida da Pizza Hut, Patroni Pizza, Bonaparte, Bebelu, Cacau Show e Kopenhagen; cada um com funcionamento em horários próprios, que podem ser conferidos nas redes do mall (@rivershopping).

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estima que as vendas de Páscoa devem ser mais fracas na comparação com anos anteriores, devido a ocorrência da pandemia de coronavírus (covid-19).

“A expectativa de vendas do varejo para a Páscoa pode ser fraca, e também vai depender muito se até lá nós estivermos ainda no isolamento. Como está hoje, vai reduzir não só a procura, mais também a abertura de lojas.

Nas últimas semanas, o mundo tem se deparado com uma situação nunca vista antes, o isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. Com a doença, as autoridades estão orientando a população a ficar em casa e pedindo o fechamento de alguns estabelecimentos. A ação está impactando diretamente o varejo, principalmente, no online.

Segundo o fundador e presidente do Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm), Fernando Mansano, as vendas onlines estão subindo diariamente. "O aumento já acontece em diversos segmentos de produtos, incluindo alimentos. No setor alimentar, a aceleração está em categorias de não perecíveis, por causa do comportamento de estoque. Outra evolução ocorre no setor de higiene e limpeza", comenta.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA JC NEGÓCIOS

Comentários

Últimas notícias