O empresário Ricardo Pessoa de Queiroz, que faleceu nesta quinta-feira (30), faz parte de uma das mais tradicionais família da agroindústria açucareira de Pernambuco. A empresa foi iniciada pelo fundador da Usina Santa Terezinha, no município de Água Preta, José Pessoa de Queiroz José Pessoa de Queiroz, sobrinho do presidente Epitácio Pessoa, que governou o Brasil de 1919 a 1922.
O seu enterro vai ser na sexta, dia 1º, no Cemitério Santo Amaro, apenas para família, já que há uma ordem de não-aglomeração, o que restringe a, no máximo, dez pessoas.
Sua trajetória de empresário está ligada à usina que foi construída em um antigo engenho de cana de açúcar, cenário do Brasil rural descrito nos livros de José Lins do Rego.
O fundador da usina, José Pessoa de Queiroz era irmão do empresário Francisco Pessoa de Queiroz que já 101 fundou o Jornal do Commercio com a proposta de defender a modernização da economia pernambucana.
Ricardo Pessoa de Queiroz esteve sempre ligado as questões do campo e fez parte de várias entidades do setor sucroalcooleiro do estado sempre ligado as questões agrícolas e também dirigiu a Usina Santa Teresinha. Casado com a senhora Maria Digna Pessoa de Queiroz, sete filhos, 17 netos e 4 bisnetos. Foi diretor da antiga Cooperativa das Usinas de Pernambuco, uma das mais fortes entidades do setor.
Ele era pai de Ricardo Pessoa de Queiroz Filho que está desenvolvendo no mesmo espaço onde, em 1998, atingida por grave crise, a usina encerrou suas atividades de moagem, um projeto cultural chamado Usina de Arte.
O empresário Ricardo Pessoa de Queiroz Filho, bisneto do fundador da Usina Santa Terezinha, formou com a mulher, Bruna, mais a publicitária Bárbara Maranhão e o artista paraibano José Rufino, a Associação Socioambiental e Cultural do Jacuípe.
A proposta do projeto nas terras da antiga usina é revitalizar culturalmente o cenário da propriedade da família que começou a operar em 1929 e chegou a ser a maior produtora de álcool e açúcar do país nos anos 1950.
A proposta da Usina de Arte surge como um instrumento de renovação. Uma provocação para ressignificar o passado e redesenhar as perspectivas de futuro.
Localizada no município de Água Preta, Zona da Mata Sul de Pernambuco, a empresa tinha uma ferrovia própria, que chegou a ter aproximadamente 100 quilômetros de estradas de ferro, 21 locomotivas e mais de uma centena de vagões, utilizados para o transporte de cana, açúcar e álcool.
Era tio do empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto radicado, em São Paulo, e dono de usinas cujo grupo já esteve entre os dez maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil. Sua companhia tem hoje unidades Brasilândia/MS, Sidrolândia/MS, Icém/SP e Japotã SE.
O Grupo José Pessoa está no cultivo de eucalipto, soja, feijão e milho no estado de Mato Grosso do Sul em parceria com outras empresas
Comentários