Por Fernando Castilho da Coluna Jc Negócios.
No final da década de 90, o empresário Celso Muniz, dono do Shopping Boa Vista, procurou o Bradesco interessado na compra do prédio da antiga Mesbla, vizinho ao seu centro comercial. A empresa falira e o banco recebera o imóvel em garantia.
Muniz foi informado que tinha um concorrente: Nevaldo Rocha, dono da rede Riachuelo, que aconselhou: Compre não. Faça a expansão do shopping que vai ganhar a maior loja da Riachuelo e que será no padrão do futuro. Muniz aceitou a sugestão.
Rocha estava realizando um velho sonho desde que deixou o Recife onde fundara a rede de varejo de roupas masculina Lojas Seta antes de comprar a Riachuelo e de fundar, em Natal, a Guararapes.
A Mesbla era o estado da arte do varejo no Brasil, e Rocha desejava fazer de sua rede algo melhor que ela depois da falência. A loja da Boa vista virou Riachuelo e inaugurou um padrão de magazines de moda, cama mesa e banho.
Em 2017, Nevaldo Rocha inaugurou sua 300ª unidade da Riachuelo no Rio Grande do Norte em comemoração aos 70 anos de sua companhia nascida, no RN.
A rede Seta virou Super G e foi um dos canais de distribuição da linha de jeans Pool, que a Guararapes começou a fabricar em Natal no terreno onde hoje existe o Midway Shopping.
O comerciante, que virou industrial, virou por ajuda de um amigo e cliente. No começo da década de 80, o então comerciante Nevaldo Rocha decidiu virar industrial passando a fabricar confecções.
Mas não pôde colocar a fábrica em Pernambuco pois o sistema Finor já liberara incentivos para uma empresa local. Acabou indo para Natal com ajuda do consultor Zito Souza Leão da APL Consultores.
Amigo de Rocha, Souza Leão (pai da esposa do senador Fernando Bezerra Coelho) escreveu o projeto com apoio do então governador Tarcísio Maia.
Souza Leão era amigo do governador e ligou para perguntar se estava interessado em ter um conterrâneo como industrial.
Mas precisava de um terreno. Tarcísio, através de sua companhia de desenvolvimento industrial, concedeu o terreno no bairro do Tirol onde hoje está localizado o Shopping Midway, aquela época um bairro distante do centro de Natal.
Nasceu a Guararapes, quase uma homenagem dele a Pernambuco, onde tinha sua pequena rede de lojas. A Guararapes competia no segmento popular e atuava apenas com camisas e calças jeans.
Normalmente se diz que Nevaldo Rocha de Oliveira, quenasceu em Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte, é um dos mais belos exemplo de empreendedorismo do Brasil foi o fundador e dono da Riachuelo, gigante cadeia de lojas especializada em vestuário.
Mas na verdade ele comprou a rede que nasceu em São Paulo, com o objetivo de escoar parte de sua produção. E só mudou o perfil das lojas a partir da unidade do Recife.
A primeira loja de roupas de Nevaldo Rocha foi aberta em parceria com o irmão Newton, na década de 1940 e chamava-se A Capital, instalada em Natal. Mas quatro anos depois, eles expandiram o negócio: abriram uma pequena confecção própria no Recife com o objetivo de vender o que produziam no empreendimento, adquiriram novos pontos de venda. Foi ai que surgiu a rede Super G.
Até hoje uma loja com marca no Recife no cruzamento da Avenida Norte com a Avenida João de Barros, na Encruzilhada. Mas sem tem vinculação coma empresa de Nevaldo Rocha embora vendas os produtos da indústria de confecções.
Nos anos 80, com Flavio já formado em Administração na Fundação Getúlio Vargas, o grupo começa a investir pesado e publicidade.
Em 1982, a Pool, recém lançada marca de jeans da Guararapes, patrocinou o então campeão inglês da Fórmula Ford, Ayrton Senna.
Foi esse valor, inicialmente em torno de US$ 100 milhões, que possibilitou a participação de Senna na Fórmula 3 naquele ano. Vale citar que o montante equivalia à metade da verba publicitária do grupo no ano.
Flavio Rocha sempre conta essa sua relação com Ayrton Sena.
“O garoto era tinha sido vice-campeão mundial de kart algumas vezes e campeão inglês de Fórmula Ford. Ele já tinha traços de genialidade e estava para assinar o contrato com uma escuderia inglesa de Fórmula 3, mas o dinheiro tinha acabado. Afirmava que ia ser campeão mundial de Fórmula 1. Tinha 100% de certeza disso”.
Rocha confessa que “irresponsavelmente, comprometi uma boa parte da nossa verba para a propaganda daquele ano. Embarquei no projeto. O valor que eu tenho registrado na memória é algo em torno de US$ 100 mil.” Mas valeu cada centavo. A marca Pool explodiu no mercado.
No final da mesma década, enfrentou greves nas sua fábrica, intensificadas pelos movimentos de redemocratização do Brasil.
No mesmo embalo, elegeu Flávio deputado federal em 1986, fazendo dele um constituinte, e reelegeu em 1990.
Flávio ainda tentaria uma pré-candidatura a Presidente da República em 1994, com a bandeira do Imposto Único, mas seu partido o preteriu, apoiando aliança que elegeu Fernando Henrique Cardoso.
Nevaldo é considerado um dos pioneiros da industrialização do Rio Grande do Norte. A fábrica da Avenida Bernardo Vieira, no bairro do Tirol, onde hoje está o Shopping Midway, deu lugar a um complexo de indústrias de confecções que dá suporte a máquina de vendas da rede Riachuelo.
Sob o comando de Flavio Rocha, que substituiu Nevaldo na operação, a Riachuelo virou uma das grandes redes de roupas e confecções do Brasil e de um cartão de crédito de fidelização com mais de 10 milhões de clientes.
O Grupo Guararapes tem hoje 300 lojas, 15 plantas industriais no Nordeste e é considerado a maior empresa brasileira de magazines de moda.
Outra marca da personalidade de Nevaldo é a sua ligação com o setor industrial, do qual nunca de separou, estando sempre a frente nas modernizações industriais especialmente na questão de automação.
Comentários