Com mais tempo em casa por causa da pandemia, o brasileiro aproveitou para tomar mais vinho. É o que mostram os dados da Associação Brasileia de Enologia, que identificou um aumento de 37,2% nas vendas da bebida. Com a quarentena, o volume médio ingerido por pessoa aumentou de 2 litros para 2,8 litros anuais.
Para o final de ano, as festas natalinas mais restritas não atrapalharão as vendas do varejo e a tendência de crescimento continua. Principalmente nos tipos mais leves e festivos da bebida, como os vinhos brancos, rosês e espumantes, segundo a a sommellier Fabiana Gonçalves.
Fabiana é uma das palestrantes que movimentam a quarta edição do Varejo Vivo, evento online que segue até esta sexta-feira dia 19, pelo site Varejovivo.com. Algumas palestras são presenciais, em diversos locais da cidade do Recife. O ciclo de palestras traz empresários, empreendedores e profissionais liberais para apresentarem as principais tendências do varejo e as estratégias de vendas.
Ainda no ramo da gastronomia para o Natal, Douglas Miguel, empreendedor do Padeirão, fez no primeiro dia de evento uma Oficina de Panetone. Ele lembrou que os panetones não precisam levar apenas frutas ou chocolates. Ingredientes locais como banana da terra, castanha de caju e passas de caju, com diversas decorações e em formatos diferentes também podem se destacar como boas opções de apresentação.
Nesta sexta (19) há palestras sobre soluções para o pequeno e médio varejo, ministradas pelo Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Pedro Ermírio e por Romarcia Lima, analista do Sebrae.
Também apresentam seus cases de sucesso os empresários Alexandro Queiroz do Avistão e Edvaldo Guilherme do Arcomix, que falarão sobre Criatividade e Inovação, estratégias e o caminho percorrido pelas empresas para se tornarem referências em vendas, no segmento.
Comentários