Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

STN diz que Recife tem a primeira posição ranking da qualidade da informação contábil e fiscal

O ranking leva em conta quatro dimensões de avaliação: contábil, fiscal, gestão da informação e contábil x fiscal

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 03/12/2020 às 11:50 | Atualizado em 03/12/2020 às 11:52
FERNANDO DA HORA / ACERVO JC IMAGEM
ALVO Dantas informou que público do programa é de 5 mil servidores - FOTO: FERNANDO DA HORA / ACERVO JC IMAGEM

Por Fernando Castilho da Coluna JC Negócios

O novo ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), colocou o município do Recife em primeiro lugar, entre as capitais do Nordeste e o segundo em nível nacional apenas atrás de Belo Horizonte frente de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro com uma pontuação 243,656.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e estimular a melhoria da qualidade dessa informação entre os municípios.

A nota do ranking leva em conta quatro dimensões de avaliação: contábil, fiscal, gestão da informação e contábil x fiscal. Para este estudo foram analisados os dados referentes ao ano de 2019.

A primeira edição desse estudo foi publicada em 2019 e tomava como base os dados de 2018, considerando apenas informações estaduais. Neste ano, o estudo também avaliou os municípios.

Para o secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, o desempenho do Recife nessa avaliação demonstra a importância dada pela prefeitura à responsabilidade fiscal e à transparência, o que possibilita um acompanhamento da saúde financeira municipal por parte da população.

"Esse resultado é muito importante para a gestão porque essa é a primeira vez que a STN avalia os municípios e o Recife estar na liderança, entre os melhores, é uma prova do trabalho sério e consistente que dá exemplo aos demais gestores municipais", destaca.

Dantas também explica que o município já premiado pela transparência, agora recebe o reconhecimento nacional pela qualidade das suas informações contábeis e fiscais. "Uma gestão para alcançar esse nível de resultado conta necessariamente com uma equipe capacitada e comprometida", ressalta.

Ele lembrou que o Recife já obteve premiações conquistadas pelo Portal da Transparência e também obteve destaque pela qualidade da informação contábil e fiscal.

Comentários

Últimas notícias