Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Nordeste vira exportador de energia eólica e solar para Sul e Sudeste

Nordeste está exportando energia gerada no complexo Chesf e com as novas matrizes eólica e solar.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 05/12/2020 às 20:00
ARNALDO CARVALHO/ACERVO JC IMAGEM
TURBINAS Negócios com energia limpa são considerados promissores - FOTO: ARNALDO CARVALHO/ACERVO JC IMAGEM

Por Fernando Castilho da Coluna JC Negócios do Jornal do Commercio 

No meio do debate sobre a adoção da bandeira vermelha nas contas de energia, já a partir de dezembro, por força da baixa capacidade de produção de energia hidráulica nas regiões Sul e Sudeste, está um fato inusitado provocado pelo suporte que, desde novembro, o Nordeste dá ao país exportando energia gerada no complexo Chesf, mas pelas matrizes eólica e solar.

Ao contrário dos demais sistemas de armazenamento, Sobradinho está com 51.86% de seu volume o que assegura um certo conforto para gerar o que for despachado pelo NOS. Mas é nas novas matrizes que está a surpresa.

Em média, o Nordeste tem exportado 27% da energia que produz para as demais regiões-4,5 milhões de megawatts médios/dia. Mas desse volume, mais de 40-% vêm de geração eólica (38% do que é gerado na Região) e de solar que já atingiu 3,5% da produção.

O Nordeste, porém, tem uma limitação na transmissão o que hoje, por exemplo, o impede de exportar mais energia e de nos fins de semana chegara a desligar parte das suas eólicas.

Essa performance se deve ao fato enfrentarmos, uma crise nos reservatórios do Sul (17,74%) e Sudeste (16,86%) e até no Norte (28,90%) que baixas taxas de energia acumulada enquanto o Nordeste tem mais de 50% como o sistema Sobradinho.

Na prática, hoje o ONS equilibra o fornecimento com a energia excedente do Norte e do Nordeste que virou o grande exportador de energia limpa para o restante do Brasil.

No sábado passado, o ONS registrou recorde de geração eólica no Nordeste. A energia produzida pela boa performance dos ventos alcançou o valor de 9.163 MW médios, suficiente para abastecer 86,8 % da demanda elétrica de todos os estados da Região.

O último recorde de geração tinha sido registrado em 7 de agosto (9.098 MW médios) equivalente a 9,5% de toda a matriz elétrica brasileira. As eólicas têm 16.128 MW de capacidade instalada.

Comentários

Últimas notícias