Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

"Faltou, Telefonou, Chegou" - Pernambuco perde o empresário José Maria de Miranda, criador da Z. Albuquerque

A Z Albuquerque também passou a distribuir os produtos de doces, balas e bombons de Alagoas ao Rio Grande do Norte num raio de 250 quilômetros com frota própria.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 24/12/2020 às 6:40 | Atualizado em 24/12/2020 às 6:51
Reprodução
Lojas Z Albuquerque - FOTO: Reprodução

Faleceu no final da noite desta quarta-feira (23), de causas naturais, o empresário José Maria de Albuquerque, de 94 anos, fundador da distribuidora de confeitos, balas e bombons Z Albuquerque, que dominou o setor nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Ele fazia parte da família Miranda que desde então tem participação em diversos segmento da economia ligadas ao comercio.

A Z Albuquerque foi pioneira no delivery de entrega de pequena compras no setor de "candies" e dona de uma dos slogans mais icônico do comercio. “Faltou, telefonou, chegou” com forte investimento publicitário em publicidade de rádio e jornais entre eles o Jornal do Commercio e Rádio Jornal e a seguir TV com comerciais com estrelas como Chico Anísio entre outros

José Maria de Miranda foi dirigente lojista e sua empresa transformou-se no maior distribuidor regional pela força de vendas no atacado. Na verdade, a Z Albuquerque passou a distribuir os produtos de doces, balas e bombons de Alagoas ao Rio Grande do Norte num raio de 250 quilômetros com frota própria.

Z Albuquerque Comercio Ltda começou sua firma com sede na Rua Ubaldo Gomes de Matos, 115, Sala 58, Santo Antônio Recife s estabelecida em 18 de Dezembro de 1969, portanto há mais de 50 anos. Nos anos 80 o crescimento dos negócios levou Jose Maia a levar sua firma para as Mascarenhas de Morais onde está até hoje.

Nesse momento, a Z Albuquerque passou a distribuir bebidas aumentando sua participação entrando no Comércio Atacadista de Cerveja, Vinho e Bebidas Alcóolicas Destiladas.

A força de Z Albuquerque e do seu slogan “Faltou, telefonou chegou” era mais uma expressão da práticas sócio-espaciais do comércio na área central da cidade do Recife que revelam registros de distintos processos de desenvolvimento da cidade, a partir do século XVII.

O comércio do centro sempre associado às atividades portuárias, atraiu ao longo do tempo, uma complexa rede de negócios– formais e informais –, articuladora entre produção de engenho típicas do interior nordestino (cana de açúcar e algodão) e interesses externos.

Comentários

Últimas notícias