Coluna JC Negócios

Pernambuco perde Mariano Andrade Lima, referência no setor de instalações comerciais

Empresário fundou a Instaladora Andrade Lima Ltda e Hotel Manibu Recife em Boa Viagem. E foi um dos grandes incentivadores do Polo Médico.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 05/04/2021 às 14:50 | Atualizado em 05/04/2021 às 17:26
Notícia
X

Pernambuco perdeu, na madrugada deste domingo, o engenheiro e empresário José Mariano de Andrade Lima, 89 anos, nascido em Nazaré da Mata-PE, formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Engenharia Sanitária pela Escola Politécnica da UPE e que teve grande atuação no setor da construção civil, comércio e hotelaria. De falência múltiplas dos órgãos em decorrência da covid-19. 

Mariano fundou a Instaladora Andrade Lima Ltda, atual Andrade Lima Instalações na década 60 que se tornou referência no mercado na construção civil e instalações prediais com atuação em vários estados do Nordeste. Mariano especializou em abastecimento de água e tratamento de esgoto nos Estados Unidos, promovido pela International Agency of Development.

Ao voltar ao Recife atuou no setor público como engenheiro chefe do 1º distrito de obras da Prefeitura do Recife e a seguir Diretor de Obras da Prefeitura do Recife. Ele também foi chefe da divisão de obras do Escritório Técnico da Universidade Federal de Pernambuco.

No setor privado Mariano desempenhou atividades nos ramos de engenharia, imóveis, hotelaria e comércio e na criação de gado da Raça GIR.

Ele fundou a empresa Andrade Lima Hotéis S/A. que é proprietária do Hotel Manibu em Boa Viagem.

A Andrade Lima participou ativamente do desenvolvimento da construção civil cuidando da parte de instalações quando o mercado não tinha esse tipo de especialização.

Mariano teve importante articulação nas ações de defesa do comercio do Centro do Recife e participou ativamente dos primeiros movimento de modernização do comercio a partir de shopping center, inclusive tendo participados com serviços em alguns deles.

Ele também tem grande atuação no segmento de comercio sendo presidente da Associação Comercial de Pernambuco por dois mandatos entre 1991 e 1995 e integrava o Conselheiro Vitalício da ACP e recebeu a Medalha de ouro do Mérito Empresarial.

Segundo o presidente da Associação Pernambucana de Shoppings e ex-presidente da ACP, Paulo Carneiro, Mariano de Andrade Lima foi um grande empresário, caráter exemplar e teve uma atuação muito profícua na presidência da Associação Comercial de Pernambuco. Sempre foi muito combativo e sempre defendeu a livre iniciativa, com sua voz sempre forte "Tive a oportunidade de ser seu vice-presidente na ACP onde fez um grande trabalho" disse Carneiro.

Mariano também juntamente com o médico Carlos Moraes foi um grande incentivador do Polo Médico. No final da sua gestão da ACP, ele convidou o vice-presidente, Marco Maciel, para a instalação de uma placa na ACP sobre o papel da casa na implantação do conjunto de atividades na Ilha do Leite.

Ele entendeu que como tínhamos muitos clientes de planos de saúde e que deveríamos investir na construção de hospitais para aproveitar os planos de modo a criar um grande centro de tratamento em saúde no Nordeste envolvendo as universidades, políticos e empresários de vários setores.

Mariano também desenvolveu atividades agrícolas e chegou a ser vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça GIR com sede em Uberaba-MG, vice-Presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores

E integrou o Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife, além de forte atuação na Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife.

Segundo o presidente da CDL-Recife, Fred Leal, além de grande empresária no setor de construção civil e de hotelaria. Mariana Mariano teve uma passagem marcante pela Associação Comercial onde se destacou da defesa com comercio do Centro. Além de ser uma pessoa muito afável e um astral muito alto que contagiava no trabalho excelente na ACP. "Uma grande perda para Pernambuco".

A Associação Brasileira de Imprensa lhe condecorou pelo trabalho em benefício da Ética, Liberdade de Expressão e Elevação da Cultura Brasileira, além várias outras homenagens.

Tags

Autor