Fernando Castilho

Bahia programa operar "VLT aéreo" no começo do ano que vem

No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do o primeiro skyrail sobre o mar do mundo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 11/04/2021 às 6:00 | Atualizado em 11/04/2021 às 12:17
Notícia
X

Na última quinta-feira (8), o governador da Bahia, Rui Costa, recebeu, simbolicamente, o primeiro veículo do futuro sistema de VLT de Salvador, o SkyRail Bahia saído da linha de produção, na cidade de Shenzhen, na China, que o governo está construindo numa PPP com a companhia BYD Company Limited que deve opera-lo já no primeiro semestre do ano que vem.

O SkyRail Bahia é uma nova linha de transporte urbano com 25 estações, cobrindo uma extensão total de 23,3 km. Ela será conectada ao metrô existente na Bahia para formar uma ampla rede de transporte público. O sistema foi customizado para atender a diversos padrões técnicos extremamente rigorosos pela topografia de Salvador e deve transportar até 600 mil passageiros quando estiver operando.

O equipamento foi construído na sede da BYD, na China, e será o primeiro skyrail sobre o mar do mundo. O VLT do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do VLT. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do sistema.

O projeto foi licitado em 2019 e começou a ser construído ano passado. Os trilhos elevados não ocupam a superfície das ruas, o que significa que o espaço abaixo deles ainda pode ser reconstruído em áreas para pedestres, e sua posição elevada os mantém livres de inundações. Ele será conectado as estações de metrô de Salvador ampliando o raio de ação na capital da Bahia.

Além de oferecer transporte público confortável, terá o discurso de baixo carbono e eficiente para os residentes, a expectativa é que o SkyRail também ajude a atrair novos negócios e visitantes para a área, auxiliando os esforços do governo para impulsionar o turismo local já que será primeira linha SkyRail do mundo parcialmente construída acima do mar.

Com um raio de viragem mínimo de 45 metros e capaz de escalar gradientes de 10%, o SkyRail terá parte dele sob uma faixa sobre o mar. Também vai ajudar a reduzir a pressão no sistema na área central eliminando parte do fluxo de ônibus.

O SkyRail Bahia foi especialmente personalizado para atender às regulamentações e necessidades locais, como a primeira linha SkyRail do mundo construída para o mercado internacional que a companhia chinesa pretende ocupar na América do Sul.

Os veículos apresentam um projeto que fornece excelente acessibilidade e as grandes janelas em ambos os lados oferecem vistas amplas para uma experiência de trânsito agradável.

Classificado como veículo leve de transporte do tipo monotrilho, o VLT funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do Subúrbio. O modal trará agilidade e conforto aos passageiros por meio de um sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa, desenvolvido pela Skyrail Bahia.

O governo do estado avançou no processo de construção da Expansão Sul da Linha 1 do metrô de Salvador, estudo de demanda nesta etapa para a instalação do trecho que ligará a Lapa até a Barra. O projeto prevê duas estações, uma no Campo Grande e outra próxima ao Shopping Barra.

 

 

Tags

Autor