Coluna JC Negócios

Estaleiro Atlântico Sul volta a contratar soldadores desta vez para consertar navios

EAS quer virar referência de qualidade no segmento de reparo de navios no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 07/08/2021 às 11:45 | Atualizado em 07/08/2021 às 11:52
Notícia
X

Ícone da implantação indústria naval no Norte e Nordeste, o Estaleiro Atlântico Sul deve fechar o mês com 500 empregados. É quase nada em relação aos 50 mil empregados que já teve no auge de sua produção de navios Suexmax para a Transpetro, anos antes de estrourar o escândalo do petrolão.

Mas, segundo sua CEO, Nicole Mattar Haddad Terpins, a equipe nunca esteve tão motivada e focada. Nos últimos 18 meses, ele voltou a operar na prestação de serviços de reparo já tendo feito oito docagens. Esse é um mercado de ao menos 300 navios - apenas no mercado interno. E o EAS quer virar referência de qualidade.

FERNANDO CASTILHO
Estaleiro Atlântico Sul em Suape - FERNANDO CASTILHO

Ela conta que quando chegou na companhia, localizada em Suape, o EAS tinha 20 funcionários e nenhum cliente. Veio para cuidar da aprovação do pedido de Recuperação Judicial, finalmente aprovado em junho, quando já tinha quatro navios sendo reparados.

Com a RJ aprovada, ela acredita que a empresa poderá se reconstruir não só no mercado de reparos, mas no de desmantelamento de navios, mercado que se prepara para entrar ostentando o selo verde (o primeiro no Brasil) e surfar na onda do mercado ESG. E a seguir, no mercado off shore para construção de plataformas de petróleo, entre outros produtos siderúrgicos como, por exemplo, estruturas para a geração de energia eólica.

Nicole Mattar tem dois anos para fazer o EAS sair da RJ. Ela acredita que pode conseguir. Mas entregando uma companhia com perspectiva de ser competitiva e fazer novos negócios. “Voltamos a ligar para os nossos ex-soldadores. Vamos resgatá-los”.

O Estaleiro Atlântico Sul é um case do sonho do Governo Lula em reconstruir a indústria naval a partir da compra de navios petroleiros e plataformas de petróleo, mirando o pré-Sal.

FERNANDO CASTILHO
Lula fala na festa de entrega do primeiro navio feito em Suape - FERNANDO CASTILHO

A Transpetro (subsidiária da Petrobras) saiu distribuindo contratos de encomendas onde o EAS ficou com o melhor pacote, de 25 navios tanque de petróleo.

O EAS entregou todos, mas quando o último zarpou de seu cais, a empresa estava quebrada e lutando por um plano de Recuperação Judicial - só aprovado em junho último.

Nicole Mattar iniciou sua trajetória no Estaleiro Atlântico Sul em 2014, como Diretora Jurídica, e virou CEO em agosto de 2019, com a missão de fazer sua reestruturação. Cuidou do processo da negociação com os credores - que levou à aprovação da RJ.

A negociação com os credores do EAS durou quase dois anos e exigirá desmobilização de ativos incorporados quando a planta se propunha a ser a maior da América Latina. O crédito fácil virou uma dívida bilionária.

Um dos projetos que a CEO aposta é o de reparos navais, que o EAS leva vantagem pela estrutura para fazer docagem e por desenvolver serviços que o tornem uma referência para chegar no mercado dos navios de longo curso, que passam pelo porto de Suape.

A executiva também mira o mercado de desmonte de navios, que está aberto no Brasil, mas que pelas novas exigências do mercado com ESG vai exigir práticas sustentáveis do setor. Ela quer obter o Selo Verde para se apresentar e ocupar o mercado.

FERNANDO CASTILHO
Lula, Dilma, Eduardo Campos e Sergio Machado, presidente da Transpetro - FERNANDO CASTILHO

Garrincha foi o último Suezmax entregue à Transpetro.

Batizado de Abdias Nascimento, o petroleiro Suezmax foi último (de um total de doze) entregues a Transpetro no dia 14 de setembro de 2017. Após ser entregue, o navio seguiu até Salvador para abastecer e depois irá para a bacia de campos, no Rio de Janeiro, para receber o óleo extraído do pré-Sal, que será distribuído nas refinarias do Brasil, dentro da estratégia brasileira de produção de combustíveis e derivados do petróleo.

Depois dele foram entregues O Castro Alves e o Garrincha, último construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco. A embarcação é do tipo Aframax, baseado na terminologia Average Freight Rate Assessment (AFRA), em português, Valor Médio de Frete, sua capacidade de carregamento está na faixa de 80 mil a 120 mil toneladas de porte bruto (TPB) e é parte do programa de modernização e expansão da frota (Promef).
Lançado em 2004, o Promef marcaria o ressurgimento da indústria naval no país, mas sem uma política industrial definida para o setor por parte do governo federal, logo naufragou.

O programa previa a construção de 49 navios, mas 23 dessas encomendas foram canceladas ou suspensas, sendo 3 deles, modelo Panamax, que chegaram a ter a construção no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Mas em 13 de agosto de 2019, após a entrega da última encomenda firme recebida pelo estaleiro, no caso um modelo Aframax, entregue à Transpetro no último dia 24 de junho o estaleiro encerrou as atividades.

Foi o ocaso de um projeto de um super estaleiro cujo dique seco tem estrutura com 400 metros de extensão, 73 metros de boca e 12 metros de profundidade, o que possibilita a produção de embarcações com até 500 mil toneladas.

FERNANDO CASTILHO
Dilma Rousseff candidata a reeleição em 2014 no Estaleiro Atlântico Sul - FERNANDO CASTILHO

 

Tags

Autor