Coluna JC Negócios

Grupo JCPM realiza reestruturação na gestão e vai apostar em novos negócios

Nova estrutura visa deixar o Grupo ainda mais preparado para os desafios futuros

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 05/10/2021 às 8:56 | Atualizado em 05/10/2021 às 9:35
Notícia
X

Com 86 anos de existência e atuação nos segmentos de Shopping Center, Imobiliário, Comunicação e Vinhos, o Grupo JCPM realiza uma reestruturação de gestão e passa a atuar através de duas holdings – JCPM Shopping Centers S.A. e a JCPM Participações e Investimentos Ltda. A nova estrutura visa deixar o Grupo ainda mais preparado para os desafios futuros, abrir espaço para novos negócios, além de fortalecer a estrutura da divisão de shopping.

A JCPM Shopping Centers S.A concentra todas as atividades no setor, soma participação acionária em 11 empreendimentos, posicionando-se entre as cinco maiores do País, com forte atuação no Nordeste. A holding controlará as empresas ligadas ao setor de shopping e contará com um Conselho de Administração presidido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça.

Além dele, outros três acionistas passam a fazer parte da composição do Conselho: João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, que antes exerciam funções de vice-presidentes (Comercial e de Operações) e diretor, respectivamente. O Conselho terá um membro independente, que será o executivo Marcelo José Ferreira e Silva.

O Conselho também será apoiado por quatro comitês estratégicos (Operacional e Comercial; Auditoria, Riscos e Compliance; Finanças; e de Pessoas e Sustentabilidade). O atual vice-presidente executivo do Grupo JCPM, Jaime de Queiroz Lima Filho, assume a presidência executiva da JCPM Shopping Centers e vai liderar o corpo de diretores operacionais.

Na outra ponta, a JCPM Participações e Investimentos Ltda abrigará o Sistema de Comunicações Jornal do Commercio (SJCC), importante conglomerado do segmento do Norte e Nordeste, a Divisão Imobiliária, a de Novos Negócios e a área de Compromisso Social, com o Instituto JCPM e a Fundação Pedro Paes Mendonça, além da Quinta Maria Izabel, em Portugal.

Três vice-presidentes darão apoio ao presidente, o empresário João Carlos Paes Mendonça. São eles: João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo. Dois comitês também darão apoio à presidência, (o de Novos Negócios e o Imobiliário).

“Somos uma empresa de origem familiar, que surgiu no interior de Sergipe a partir da atuação do meu pai, Pedro Paes Mendonça. Da pequena mercearia, passamos pelo setor de supermercados, construímos nossa história com inovação e visando sempre o bom atendimento ao cliente. Mudamos nosso foco e investimos forte em shopping. E vamos continuar apostando no segmento, com todas as transformações previstas para os próximos anos a partir de novas formas de consumo, olhando para o mercado futuro e acelerando transformações de forma responsável e estruturada. Também queremos fortalecer uma estrutura que nos permita buscar outras oportunidades de negócios”, pontua o presidente do Grupo, o empresário João Carlos.


ATUAÇÃO DO GRUPO

Atuando em quatro Estados do Nordeste (Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe), o Grupo impulsiona a geração de cerca de 50 mil empregos, entre diretos e indiretos. A maior parte está na divisão de shopping center ou em empresas relacionadas ao setor. Os 11 shoppings somam 640 mil ABL geral, das quais 500 mil próprias, com cerca de 3,2 mil lojas atuando nos empreendimentos.

Na capital pernambucana, estão Shopping Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife; em Fortaleza, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. Em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; em Salvador, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.

Tags

Autor