Coluna JC Negócios

AD-Diper vira Adepe e terá escritório de negócios em São Paulo

Agência vai inaugurar uma Unidade Avançada em São Paulo com o propósito de conectar pessoas e negócios

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 05/10/2021 às 12:00 | Atualizado em 05/10/2021 às 16:57
Notícia
X

Com o objetivo de mostrar uma nova identidade visual e representar os conceitos de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade, a AD-Diper, a principal agência de atração de investimentos de Pernambuco está mudando de nome, identidade visual e anunciando um pacote de ações. Entre as novidades, está a inauguração - prevista para novembro - de uma Unidade Avançada em São Paulo, que ficará na Avenida Jucelino Kubistcheck, nº 1.455, e terá como propósito conectar pessoas, negócios e ideias sem limites geográficos. 

Através da AD-Diper o Governo já faz isso, mas a partir de novembro, a proposta é ampliar o que a agência chama de Projeto Inteligência de Mercado, que é, essencialmente, a utilização de estudos econômicos, estatística avançada e inteligência artificial para melhorar a assertividade na prospecção de novos investimentos para o Estado.

Segundo o presidente da ADEPE, Roberto Andrade, a proposta é ter mesmo um espaço físico com sala de reunião e de trabalho evitando os espaços de hotéis. O novo escritório será liderado pela ex-secretária executiva de Desenvolvimento Econômico Daniela Guedes, que já atua em São Paulo

Ela vai atuar na prospecção e fazendo visitas a possíveis empreendedores e adotando a estratégia que outros estados já possuem em São Paulo, inclusive, sendo estrutura de apoio aos governadores nos encontros com empresários. Isso quer dizer, basicamente, conversar com possíveis investidores em Pernambuco, mostrando o potencial de mercado que já existe de modo a que ele ocupe espaços sem, necessariamente, ter que abrir mercados. O espaço também poderá ser usado pelas demais instituições do Governo.

Segundo Andrade, a adoção de inteligência de mercado que já existe de forma manual pelas equipes da Adepe será ampliada com a contratação de uma consultoria especializada na produção e mineração de dados sobre possíveis investimentos, criando bancos de informações com a ajuda de dados disponíveis nas secretarias da Fazenda de Pernambuco e Receita Federal.

Nosso objetivo é a partir de mineração de informações econômicas chegar a empresas que já tem atuação em Pernambuco e que atendem o mercado regional a partir de outras praças que, com o sistema de apoio e incentivos abordar o empresário.

Esse tipo de ação já vem sendo adotada nas abordagens desde 2019 com bastante sucesso a possíveis investidores em lugar de estar e eventos e promover ações de foco aberto na expectativa de que alguns investidores interessado possa procurar mais detalhes.

A AD Diper tem uma história interessante como agência de ajuda ao investidor, atuando desde 1965 no mercado após ter sido criada como uma Companhia de Desenvolvimento de Pernambuco – Distritos Industriais, para facilitar a atração de investimentos a partir de oferta de lotes industriais com um mínimo de infra-estrutura.

A companhia evoluiu para se chamar o AD-Diper – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, passando a cuidar também das políticas de incentivos fiscais na analise de projetos.

Agora, com a nova mudança de nome para a Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEPE), a instituição programa uma série de ações inclusive apoio a ações de fomento à mineração, voltar a atuar como incorporadora de imóveis e se dedicando a construção de Galpões para Locação.

Esclareceu que a locação de galpão não será na RMR, mas para atendimentos de demandas especificas no interior para ampliar a melhoria de instalações de empresas que desejam aumentar seu negócio e ajudar no melhor preenchimento de lacunas das cadeias produtivas.

A proposta é oferecer mais facilidade para implantação de novos negócios no Estado, fazendo a construção de galpões para locação como uma alternativa para as empresas que procuram uma forma rápida para iniciar suas atividades.

Tags

Autor