É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Primeiro equipamento construído dentro do conceito de redistribuição de coleções específicas de marcas consolidadas no varejo, o Recife Outlet está comemorando as vendas de seu primeiro Natal e se fortalecendo como um novo canal de vendas - que já existe noutros Estados e que faz sucesso no mundo todo.
O empreendimento liderado pelo empresário Paulo Perez, sócio do Grupo BCI, está numa área de 11,2 hectares em Moreno, às margens da BR-232, e abriu com utilização de 13 mil m² em um investimento de R$ 75 milhões.
Ele foi inaugurado em maio de 2021, em plena pandemia, com um total de 50 marcas. O espaço agrega ainda mais de 2 mil empregos e cria uma centralidade fora do Recife que permite ao cliente acesso às marcas presentes em todos os shoppings brasileiros e que foram reunidas num só lugar.
Segundo o síndico do Recife Outlet, Eduardo Lemos Filho, o empreendimento recebeu assistência da empresa paulista Aboutt, uma das maiores especialistas em outlets do Brasil, e foi construído para crescer à medida que o mercado for amadurecendo.
Mas antes do primeiro ano já teve a aceitação do público pernambucano, além da busca dos lojistas por espaços no empreendimento, de modo a sustentar expansão para futuro.
Segundo Paulo Perez, a despeito do projeto ter sido entregue num momento crítico para a economia, a aposta se provou positiva porque está num raio de influência das cidades de Moreno, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes e Recife, que repercute em até 115 municípios de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
O Recife Outlet, é o primeiro outlet de categoria premium de Pernambuco. Ele opera lojas das marcas Guess, Live, Carmen Steffens, Polo Wear, New Era Caps, TNG, Chilli Beans, Ad Fashion, Wrangler, Tip Top, Lee, Zoomp, VR, Richards, Salinas, Bobstore, Crocs, Kipling, New Balance, 2ND Floor e Spicy.
O projeto foi feito dentro do conceito de mall aberto, onde só as lojas têm ar-condicionado. A proposta é redistribuir as coleções das marcas que ficaram nas lojas das redes.
É jornalista desde 1977 e formado pela Unicap. É Mestre em Ciências da Linguagem desde 2018. Já atuou no Jornal do Brasil, O Globo e Diário de Pernambuco. Assina a Coluna JC Negócios desde 1998, tendo apresentado programas de Economia nas TVs Tribuna e Jornal. Escreve sobre mídia digital e apresenta o programa Momento Econômico na Rádio Jornal de segunda a sexta, às 17h30