Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Paraíso do turismo, Ipojuca convive com guerra de gangues de tráfico que Governo precisa dar maior atenção

Ipojuca é um centro turístico de classe mundial e esse tipo de violência cria dificuldades sérias para a atividade

Fernando Castilho
Fernando Castilho
Publicado em 26/12/2021 às 15:26
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Falta de estruturas básicas e exploração ambiental no litoral de Porto de Galinhas - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

*Matéria atualizada às 21h50 com a nota da SDS

A morte do cantor pernambucano Paulo Roberto Gonçalves Cavalcanti, conhecido como MC Boco do Borel, assassinado com 15 tiros na madrugada deste domingo (26) em um bar em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, expõe um problema que vem se tornando recorrente no município onde surgiram grupos ligados ao tráfico de drogas, que na briga pelo espaço, ousam anunciar suas ações na internet como uma maneira de afirmação.

Ipojuca é um centro turístico de classe mundial, com forte atração de visitantes da América do Sul, cuja simples menção a esse tipo de organização criminosa cria dificuldades sérias para a atividade e mais ainda pela presença do tráfico de forma organizada.

O crime aconteceu em Serrambi (Ipojuca), mas as características da ação indicam claramente que o ato foi também uma demonstração de força que os assassinos desejavam mostrar.

É importante lembrar que a vítima havia sido solta da prisão em 26 de outubro de 2021, após passar um ano e quatro meses preso por tráfico de drogas. O cantor cumpria pena no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, o que sugere que os criminosos estejam também ligados ao tráfico.

Não foi um fato isolado no município onde cenas de violência perpetradas por grupos rivais têm sido anunciadas nas redes sociais, e não raro surgem ameaças de fechamento de casas comerciais por indução de facções rivais.

Serrambi Resort / Divulgação
O hotel fica localizado na Praia de Serrambi, no Litoral Sul do Estado. - Serrambi Resort / Divulgação

Em agosto do ano passado, uma chacina em Ipojuca resultou na morte de cinco pessoas - três homens e duas mulheres - com outros 12 feridos. Entre estes, uma criança de 11 anos. Na época, a polícia informou que a chacina aconteceu num momento em que 60 pessoas estavam numa praça. Os assassinos desceram de dois veículos por volta das 23h30, ordenando que ninguém corresse. No desespero, as pessoas correram e, então, os tiros foram disparados.

A chacina levou à Operação Toca, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e prática de tortura. Os criminosos agiam no Litoral Sul do Estado. Foram cumpridos 44 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão domiciliar.

Turismo

O que difere Ipojuca dos demais municípios do Estado é a existência de uma atividade turística, cuja segurança e acessibilidade é condicionante do sucesso e do crescimento, convivendo próximo de ameaças não apenas pela violência natural da concentração urbana, mas pela existência desse tipo de organizações.

O desafio do Governo do Estado e da polícia é reduzir esse tipo de violência e eliminar a existência desse tipo de atuação criminosa.

Ipojuca e o trade turístico vêm investindo milhões de reais para consolidar um destino não apenas aprazível, mas seguro. Daí por que a vigilância do Estado precisa ser maior ainda.

Tudo que o destino Serrambi/Porto de Galinhas não deseja é ser relacionado com esse tipo de problema.

Leia a nota da SDS sobre o caso e também sobre a segurança em Ipojuca

A Secretaria de Defesa Social informa que as forças de segurança de Pernambuco têm atuado de forma integrada em favor da preservação da vida em todo o Estado. No município de Ipojuca, a ações do Pacto pela Vida desenvolvidas pelas polícias resultaram numa queda de 37% nos homicídios registrados nos meses de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Passando de 46 casos naquele ano para 29 neste.

As investigações sobre o homicídio em questão já foram iniciadas pela Equipe da Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul, da Polícia Civil de Pernambuco, que registrou a ocorrência na madrugada de hoje (26/12). As diligências seguem até o total esclarecimento do crime.

O policiamento ostensivo preventivo, realizado pelo 18° Batalhão da Polícia Militar, seguirá com incursões e rondas na localidade a fim de localizar e capturar os envolvidos. A ação de presença contará com o reforço BOPE e do Grupo de Apoio Tático Itinerante, que realiza operações voltadas para o combate aos crimes violentos contra a vida, ao tráfico drogas e na apreensão de drogas e armas no município. Equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) também dará apoio às ações.

Comentários

Últimas notícias