Coluna JC Negócios

Bolsonaro humilha o Nordeste mais uma vez e revoga indicação de presidente do Banco do Nordeste que ele mesmo fez

Pernambucano de Petrolina, Gomes estava na Superintendência do Banco na Bahia quando foi guindado para um cargo na diretoria da instituição

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 03/01/2022 às 17:11 | Atualizado em 03/01/2022 às 18:38
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro fez, na tarde desta segunda feira (3), o funcionário de carreira José Gomes da Costa passar um dos maiores constrangimentos que um servidor público pode ter após décadas de dedicação.

Após ser comunicado, na virada do ano, pelo presidente do PL, Waldemar Costa Neto que sua indicação para presidência do Banco do Nordeste  (hoje ele exerce o cargo de Diretor Financeiro) Gomes foi informado por um comunicado ao mercado do BNB que o atual presidente Anderson Aorivan da Cunha Possa (que acumula a presidência e com a diretoria de Negócios) vai continuar no cargo até uma nova definição.

Pernambucano de Petrolina, Gomes estava na Superintendência do Banco na Bahia quando foi guindado para um cargo na diretoria da instituição.

Na noite de ano novo, o próprio Costa Neto fez questão de comunicar que o presidente aceitar sua indicação com um cargo do partido e que durante esta semana ele seria anunciado na AGE do Banco do Nordeste.

O funcionário passou o final de semana sendo cumprimentado por empresários, colegas e consultores financeiros que atuam na contratação de grande financiamentos até ser surpreendido pelo seco comunicado ao mercado pelo superintende de Ralações com o Mercado, Sérgio Brito Clark que divulgou uma onde afirma que, considerando as notícias veiculada pela imprensa no ultimo fim de semana, sobre alterações na composição da Diretoria Executiva do BNB, informa que a mesma permanece inalterada inclusive com a manutenção do ser Anderson Possa na interinidade da presidência.

O comunicado seco esconde uma feroz briga pelo principal cargo da presidência do BNB desde que o próprio Jair Bolsonaro demitiu, a pedido do mesmo Waldemar Costa Neto, o antão presidente Romildo Rolin por ele manter um contrato com uma Oscip cuja presidente seria filiada ao PT.

No caso de José Gomes da Costa, o pecado é maior aos olhos do presidente. Ele foi filiado ao Partido dos Trabalhadores no Governo Lula quando era apenas funcionário de uma das gerencias do banco em Pernambuco. Gomes informa que já desfiliou do PT há mais de uma década. Mas isso não garantiu sua nomeação.

A confusão da briga pela diretoria do BNB começou ano passado quando o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, se insurgiu num indignado vídeo onde acusava a diretoria do Banco do Nordeste de manter um contrato de, aproximadamente, R$ 600 milhões com uma ONG presidida por uma filiada ao PT. Para agradar o presidente do PL dedurou a presidente do INEC, Zilana Melo Ribeiro.

A denúncia sobrou para o presidente do BNB, Romildo Rolim que foi demitido por ordem direta do presidente da Republica. Detalhe. Até então, Rolin era tido como da cota do PL na Governo. Mas ele abandou o servidor.

DIVILGAÇÃO
Waldemar Costa Neto, presidente do PL com Bolsonaro - DIVILGAÇÃO

 

A declaração de Waldemar Costa Neto que numa fala nas redes sociais causou uma estranheza. Desde 2003, o BNB tinha uma parceria com a OSCIP Instituto Nordeste Cidadania – INEC, responsável pela operacionalização do seu programa de microcrédito.

Essa entidade, inclusive, teve fiscalização pelo Tribunal de Contas da União - TCU, em 2018, por auditoria da Controladoria Geral da União – CGU, em 2012, e por auditoria do Banco Central, em 2019. O banco abriu uma licitação para contratar uma nova Oscip, mas não conseguiu e inicia o ano administrando diretamente o Microcrédito.

Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Economia pela mesma universidade, o novo diretor Financeiro e de Crédito possui MBA em Finanças pela Escola de Economia do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e formação em "banking’, pela Escola de Administração de São Paulo, também da FGV Gomes assumiu prometendo mudar a atuação do banco .

Na posse disse entusiasmado “Nosso foco será agilizar ainda mais os processos de financiamento e melhorar a qualidade do atendimento. Chego da rede de agências e conheço as necessidades dos clientes. Também vamos lutar por melhores condições em nossas linhas de crédito, principalmente para os clientes de pequeno porte”. afirmou José Gomes da Costa.

Neste final de semana o BNB achou que finalmente teria um presidente definitivo e que poderia voltar a rotina. Mas no Governo Bolsonaro nada está assegurado.

DIVULGAÇÃO
Waldemar Costa Neto, presidente do PL com Lula. - DIVULGAÇÃO

 

Tags

Autor