Coluna JC Negócios

Paulo Câmara restringe ocupação em festa privada sabendo que terá de proibi-las totalmente em fevereiro

Não dá para achar que o impacto da variante ômicron vai fazer uma curva no Estado de Pernambuco suficiente para liberar festa fechada no Carnaval com segurança

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 11/01/2022 às 7:00 | Atualizado em 11/01/2022 às 8:00
Notícia
X

Governar é contrariar interesses. O governador Paulo Câmara sabe que, nas próximas semanas, a menos que Pernambuco seja um ponto fora da curva, terá de proibir qualquer tipo de festa privada que gere aglomeração, seja com 3mil, 300 ou 1 mil pessoas.

A sabedoria popular ensina que não dá para mudar uma realidade, ainda que ela nos seja difícil. Ou como naquele conhecido comercial da Casa Lux: "o pior cego é aquele que não quer ver".

Isso quer dizer que não dá para achar que o impacto da variante ômicron vai fazer uma curva no Estado de Pernambuco suficiente para liberar festa fechada no Carnaval com segurança e risco mínimo de novas contaminações.

Também quer dizer que, como aconteceu nos demais países, o pico da covid-19 vai chegar e, no nosso caso, bem perto do Carnaval. Não é uma expectativa. É uma possibilidade matemática.

Então, é importante, para quem acha que dá para contornar e fazer festa com todas as medidas de segurança, também trabalhar com a possibilidade do cancelamento - porque ela é real.

O fato novo na pandemia da covid-19 é que a ômicron simplesmente contamina mais. Felizmente com menos gravidade. Mas contamina mais e ponto.

Achar que dá para juntar 3 mil, 5 mil e não provocar uma explosão de casos é querer enganar o freguês.
Se o governo do Estado autoriza, sabe que vai ter reflexo nos hospitais públicos e privados. Só precisa fazer a conta do custo social e de saúde.

Todo mundo acha que é legal fazer festa. E é. Mas não tem isso de medidas sanitárias com 3 mil pessoas bebendo, suando e dançando junto. Estão querendo enganar a quem, além de si mesmos?

Existem momentos em que a realidade se impõe. Não dá para mudar.

Então, é bom saber que o que pode acontecer é a coisa piorar. Melhorar não tem como diante do que já se observa no resto mundo.

Mas tem gente que sempre acha que o mundo pode ser do jeito que sonha. Paciência.

Tags

Autor