Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
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Coluna JC Negócios

Consultoria do Náutico para virar SAF é uma das maiores parceiras da XP Investimentos que atua nesse mercado

A CMS vai iniciar uma Due Dilligence, um processo que envolve o estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações do Clube visando fazer do Náutico uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) como outros clubes

Fernando Castilho
Fernando Castilho
Publicado em 21/01/2022 às 15:00
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A CMS é um das maiores parceiras da XP Investimentos - FOTO: DIVULGAÇÃO
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A torcida talvez nem tenha percebido, mas o Clube Náutico Capibaribe fechou sua parceria com a CMS Service, a empresa do mercado financeiro que ficará responsável por assessorar o clube nos estudos de viabilidade econômico-financeira para que o Timbu se torne Sociedade Anônima de Futebol (SAF) é o que de melhor ele poderia ter nesse novo mercado.

É importante deixar claro a CMS Service é um braço dos sócios da CMS Invest, criada em 2008 e um dos principais e mais antigos escritórios de assessoria de investimentos credenciados à XP Investimentos.

A vantagem para o Náutico é que a CMS tem uma megaestrutura Corporate com serviços e condições exclusivas para o sócio torcedor, como assessoria na área de investimentos, seguros corporativos e individuais, câmbio e crédito. Ou seja: ela sabe quem pode se interessa por um negocio desse tipo.

Claro que o fato da CMS está junto com o Náutico não garante que o clube tenha garantido que vai virar uma SAF e que tenha fila de investidores interessados na marca Náutico. Mas com certeza a consultoria conhece gente com esse potencial.

A CMS é um conjunto de empresas lideradas pelo consultor financeiro Charles Susskind que é um caso bem interessante de alguém que não veio do mercado financeiro, mas que criou um dos escritórios de melhor performance no setor, especialmente junto a XP Investimentos, com quem trabalha como escritório associado.

NO final do ano passado a XP Investimentos assinou acordo com a empresa do investidor americano John Textor para venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube alvinegro.

Outra coisa. Quando da CMS decidiu sair de São Paulo, o primeiro escritório de negócios que abriu foi no Recife, onde está instalado do JCPM, na Rua Antonio de Góis.

Em 2008, o consultor estaca procurando as opções oferecidas pelos bancos e a falta de atendimento personalizado impulsionou a criação de uma nova empresa. Foi ai que criou a CMS Invest.

Apesar de ter sido um ano de crise intensa, bolsa caindo mais de 40% e preocupação quanto ao futuro econômico global, a CMS superou o período difícil com uma estratégia que protegeu o patrimônio dos investidores e garantiu o reconhecimento do nosso trabalho.

Em 2011, quando a XP Investimentos iniciou o desenvolvimento do seu shopping financeiro a CMS Invest virou parceira e se tornou o primeiro escritório afiliado focado exclusivamente na assessoria de investimentos.

Em 2013, a XP passou a reconhecer os melhores do mercado e, por seis anos, ela este entre os assessores TOPS 10 da corretora. Depois ela entrou no “G20”, grupo formado pelos 20 escritórios com maior destaque no atendimento ao cliente e qualidade dos serviços, e possuímos nota 95 no NPS (Net Promoter Score), métrica utilizada pelas maiores empresas do mundo para medir a satisfação de seus clientes.

O Náutico, portanto, deu um importante passo em busca da sua profissionalização de gestão com o contrato entre o presidente do executivo, Diógenes Braga, e o vice-presidente Luiz Filipe Figueirêdo.

Na prática a CMS vai iniciar uma Due Dilligence, um processo que envolve o estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações do Clube para que possamos, a partir desse diagnóstico, estabelecer estratégia de adequação e mitigação de riscos nos possíveis negócios que serão modelados.

A chegada de uma assessoria especializada para análises econômico-financeiras no clube vai muito além do projeto de adequação à SAF. Passa por estruturar o clube para poder receber investimentos em sua estrutura, tais como os projetos atrelados à exploração da área da Manoel de Carvalho e nas áreas da Sede e Aflitos.

 

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De início, a empresa estampará sua marca no uniforme alvirrubro, além de possuir um quadro na TV Timba. Nele, os torcedores terão acesso a diversos conteúdos voltados para a educação financeira, de maneira leve e didática. Além disso, atletas do elenco profissional masculino e feminino, além da base, serão contemplados com conteúdos específicos, também relacionados a educação financeira.

Ou seja. Pode ser que não dê em nada, mas o Náutico já leva a vantagem de ostentar na sua camisa a marca de uma empresa de investimento de grande porte com negocio com a maior gestora de ativos do Brasil, em lugar de uma casa de apostas pela internet. 

 

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