Coluna JC Negócios

Apoio de parte da categoria a Bolsonaro obriga Sinpol a radicalizar para não perder controle do movimento

Entidade defende, além de melhores salários, atenção do Governo do Estado com as condições de trabalho para uma melhor performance da polícia judiciária

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 15/02/2022 às 11:30 | Atualizado em 15/02/2022 às 12:38
Notícia
X

Depois de uma ruidosa assembleia que os levou a uma grande passeata, os policiais civis de Pernambuco decidiram, nessa segunda-feira (14), deflagrar greve paralisando todas as atividades da Polícia Civil do Litoral ao Sertão.

É um movimento importante em defesa não apenas de melhores salários, mas também por uma atenção mais efetiva do Governo do Estado com as condições de trabalho, especialmente em instalações e sistemas de gestão para uma melhor performance da polícia judiciária que ressente-se disso para ampliar as entregas de inquéritos à Justiça e não ser obrigada ao retrabalho exigido pelo Ministério Público.

De fato, qualquer cidadão que precisar ir a uma delegacia em Pernambuco, mesmo na capital, vai observar que a começar pela limpeza, estado de conservação dos prédios (a maioria locados) e situação dos equipamentos de suporte ao cartório não revelam cuidados básicos.

A Polícia Judiciária tem uma situação diferente da Polícia Militar em termos de gestão de suas instalações. Quartéis são estruturas definitivas. A própria corporação cuida muito em sua conservação até como forma de apresentação diante da sociedade. Militar por obrigação precisa estar sempre adequadamente fardado e isso passa uma melhor impressão social.

HÉLIA SCHEPPA / ACERVO JC IMAGEM
Policiais Militares na frente do Palácio do Campo das Princesas durante decisão sobre a greve da PM. A polícia anunciou paralisação. - HÉLIA SCHEPPA / ACERVO JC IMAGEM

 

SEM VERBA PARA A LIMPEZA

A Polícia Civil não tem pessoal para cuidar disso e, frequentemente, até a limpeza é terceirizada. O Sinpol, portanto, tem razão em exigir que o Estado tenha um padrão de instalações e de equipamentos que mostre isso à comunidade e que a tropa possa melhorar sua performance.

Mas quando eles recusam, por unanimidade, a proposta de 20% oferecida pelo Governo de Pernambuco, existe um forte componente político da categoria diante de um quadro que vai muito além dos alegados quatro anos que a entidade diz estar sem reajustes salariais.

Isso tem a ver com a pressão que a atual diretoria do Sinpol sofre com uma oposição interna anteriormente ligada à Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas), vinculada ao PSOL que perdeu a eleição em função dessa vinculação política, mas que está presente nas assembleias.

Entretanto, existe um fato novo também político que é um forte apoio de parte da categoria ao Governo Bolsonaro e que deseja assumir em breve a entidade nas próximas eleições.

Isso fez com que a diretoria do Sinpol, liderada pelo policial Rafael Cavalcanti, precisasse se posicionar fortemente diante do Governo e desenhar um cronograma de manifestações que deixasse claro que o foco é sindical.

O Sinpol faz questão de dizer que não está ligado nem à Conlutas e nem à Ordem dos Trabalhadores do Brasil - (OTB), União Sindical dos Trabalhadores - (UST), Central Brasileira Democrática dos Trabalhadores - (CBDT), Força Sindical - (FS) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - (CTB) e Central Única dos Trabalhadores - (CUT).

Para completar, as atividades da entidade foram forçadas a hibernar durante dois anos em função da aprovação pelo Congresso de uma legislação que proibiu a concessão de reajustes aos servidores públicos por dois anos.

Essa lei tirou do sindicato a capacidade de estar nas ruas e se apresentar. A extinção da validade da Lei Complementar 173/2020 é, na prática, a oportunidade de voltar a ficar forte diante dos associados.

HÉLIA SCHEPPA / ACERVO JC IMAGEM
Policiais Militares na frente do Palácio do Campo das Princesas durante decisão sobre a greve da PM. A polícia anunciou paralisação. - HÉLIA SCHEPPA / ACERVO JC IMAGEM

E foi isso que a entidade fez na atual negociação. Apesar do discurso de fazer “tudo o que poderia ser feito para construir um caminho dialogado e dissemos que se essa greve saísse, seria culpa do governo"

SURPRESA ZERO COM A GREVE

E a Secretaria de Defesa Social fez o papel de afirmar “ter sido surpreendida com a decretação de greve”.
Também ao lembrar que o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que greves na segurança pública são ilegais.

E que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a cobrança de multa de R$ 300 mil ao Sinpol por dia em caso de paralisação de qualquer natureza.

As duas partes e a Justiça tiveram zero surpresa com a greve. E a tendência é que voltem a negociar ainda esta semana.

Também é possível identificar mais uma vez o padrão do Governo do Estado nas gestões do PSB de esticar as cordas até onde for possível e fechar a negociação valorizando o entendimento, ainda que ele ajude as contas públicas.

E porque Paulo Câmara sabe que terá um pacote de negociações pela frente, já que ficará no governo até 31 de dezembro. E ele não quer estourar a boca do caixa gastando toda sua margem numa única negociação.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Após mais de três horas de negociação, novo encontro foi marcado para segunda. Policiais fazem assembleia na terça - Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Finalmente, não se pode esquecer que o Estado foi beneficiado com a suspensão dos reajustes. Acumulou gordura e reduziu o comprometimento da folha de 48,97% da Despesa Líquida com Pessoal para 41,04%. Isso quer dizer alguma coisa como manter a despesa com pessoal em torno de R$ 12,8 bilhões e a Receita Líquida subir para 31,3 bilhões entre 2019 e 2021.

Os policiais querem que o Governo que gastou muito com a modernização e construção de Escolas em Tempo Integral (uma marca de Paulo Câmara) e está num fortíssimo programa de investimento em estradas destine verbas para as instalações das delegacias.

Sabendo que qualquer demonstração de fraqueza pode custar a perda da entidade para as duas oposições.

Tags

Autor