Coluna JC Negócios

Brasileiro amplia consumo de bacalhau para além da Semana Santa e agora prefere "Gadus Morhua", o mais caro

No ano passado, o país, que é o terceiro maior mercado para o tradicional bacalhau na Noruega, importou quase 10 mil toneladas do produto

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 09/04/2022 às 17:00 | Atualizado em 09/04/2022 às 18:02
Notícia
X

Os brasileiros estão cada vez mais ampliando o consumo de bacalhau seco, mantendo um movimento que se consolidou durante a pandemia da covid-19, quando as famílias em confinamento elegeram a cozinha como a área mais importante da casa.

No ano passado, o país, que é o terceiro maior mercado para o tradicional bacalhau na Noruega, importou quase 10 mil toneladas do produto.

Até setembro último, o país recebeu a importação de cerca de 2.800 toneladas do autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, considerado o mais nobre bacalhau do mundo, o que representa um aumento de 35% em relação ao ano anterior.

Para o diretor do Conselho Norueguês da Pesca da Noruega no Brasil, Øystein Valanes “A reabertura de bares e restaurantes, assim como a flexibilização das restrições causadas pela pandemia contribuíram para o aumento das importações em relação ao ano anterior”, indica.

James Eric Hensley
Bacalhau da Noruega grelhado com legumes e batatas esmagadas - James Eric Hensley

O problema é que os preços dispararam por força da valorização do dólar. Mas ainda assim a preferencia não para de crescer. O filet de bacalhau pode chegar a ar$ 200,o o quilo.

O bacalhau é, sem dúvida, uma das estrelas do cardápio da Páscoa, desde a entrada até o prato principal. É uma comida leve. Cada 100g do peixe possui apenas 160 calorias e é fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas, além de possuir um baixo teor de gordura.

Mas existe outros peixes peixes salgados secos da Noruega bem mais baratos. O tipo Saithe, Zarbo e Ling são peixes 100% naturais, apenas peixe, sal e mais nada, e ideais para quem busca uma alimentação equilibrada.

Isso também tem a tem a ver com tradição portuguesa e sua rica culinária que ainda hoje influencia o Brasil.

A história entre Noruega e Brasil é de longa data. O primeiro barco, o ‘Nordstjernen’ (Estrela do Norte), desembarcou no Rio de Janeiro em 1842 trazendo o autêntico Bacalhau da Noruega, e levando de volta o café brasileiro.

Essa relação comercial ainda é extremamente importante, já que o Brasil é um dos principais mercados para o bacalhau norueguês e a Noruega é um dos maiores mercados para o nosso café.

O QUE É BACALHAU?

Mas até hoje muita gente pergunta o que é mesmo bacalhau?

Bacalhau é apenas peixe, sal e mais nada. O sabor e o valor nutritivo do bacalhau são mantidos graças ao processo especial de salga e secagem, que tem o objetivo de retirar apenas a água do peixe, preservando suas proteínas, vitaminas e minerais.

Esse processo de salga faz o peixe ser colocado em tanques cobertos por quilos de sal e assim fica por cerca de quatro semanas. Durante a primeira quinzena, o peixe fica em salmoura.

Depois, é retirado, lavado e armazenado em paletes para permanecer mais uma ou duas semanas descansando em sal. Conforme o tamanho e a espessura do peixe, chega-se a trocar o sal mais de uma vez.
Após essa etapa, o pescado vai para a secagem em câmaras de ar por dois a cinco dias. Depois, segue para o controle de qualidade para ser pesado, embalado e exportado em containers refrigerados entre 2º e 4º graus.

O Brasil compra quatro tipos de peixes salgados secos da família Gadidae, que a partir da nova legislação de janeiro de 2019 devem ser denominados da seguinte forma:

 

James Eric Hensley
Moqueca de Bacalhau da Noruega - James Eric Hensley

OS TIPOS DE BACALHAU 

Bacalhau Salgado Seco Gadus morhua-- Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco. Depois de cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.

Saithe Salgado Seco da Noruega Pollachius virens -- Possui sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

Ling Salgado Seco da Noruega - Molva molva -- O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau. Sua carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.

Zarbo Salgado Seco da Noruega - Brosme brosme -- É o menor entre os cinco peixes tipo bacalhau. É mais roliço do que o Ling e possui barbatana dorsal contínua. É ótimo para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.

Tags

Autor