Coluna JC Negócios

Cornélio Brennand torna-se membro participante do Pacto Global da ONU Grupo avança na sua agenda ESG

Grupo Cornélio Brennand publicou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, no ano passado, onde apresentou histórico dos principais destaques da trajetória do Grupo até 2020..

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 14/04/2022 às 9:00
Notícia
X

No último mês de fevereiro, o Grupo Cornélio Brennand (GCB) se tornou membro participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de suas três empresas Atiaia Renováveis, Iron House e Vivix*.

Foi um passo importante na agenda ESG (da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) dessa companhia pernambucana, fundada há mais de 100 anos e considerada uma das mais robustas em termos de gestão no Nordeste, muito antes de o termo governança entrar na moda das corporações.

Afinal, desde 2006 ela iniciou sua estruturação da sua governança com os processos de Governança Familiar, Acordos de Acionistas, Conselheiros Independentes chegando a um Programa de Formação do Acionista com a finalidade de promover o engajamento das novas gerações da família que, em 2020, fez o primeiro integrante da quarta geração da família Cornélio Brennand ser eleito para uma cadeira no Conselho de Administração da Atiaia Renováveis.

A união do GCB à Rede Brasil do Pacto Global da ONU reforça o movimento no Nordeste que propõe alinhamento das empresas aos dez princípios universais da ONU nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mas a companhia quer mais. Ela deseja que o movimento, de fato, seja uma prática de todos os seus gestores e colaboradores como decorrência do que ao longo dos anos vem praticando internamente.

SER UMA EMPRESA ESG

 

Crédit Guilherme Licurgo
Matas e Rio_GCB e OFB ao fundo - Crédit Guilherme Licurgo

A adesão ao Pacto Global da veio após o GCB publicar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, no ano passado, onde apresentou histórico dos principais destaques da trajetória do Grupo até 2020.

A partir deste ano, essas ações passam a ser mensurada e reportada de acordo com a agenda ambiental, social e de governança da corporação pernambucana.

O documento é estratégico porque define o que a companhia é, o processo em que está envolvida e aonde quer chegar de modo a dar sentido à estratégia de ser, de fato, uma empresa ESG.

Esse movimento levou o grupo a decisões importantes como alocar no Conselho GCB, órgão que supervisiona transversalmente os negócios do Grupo, a responsabilidade de cuidar do processo ESG.

A decisão elevou o nível de comprometido que a companhia se propôs uva vez a Diretoria de Pessoas & Sustentabilidade se reporta ao Comitê de Pessoas e Sustentabilidade e esse comitê também é responsável por assessorar os Conselhos de Administração na agenda ESG criando mecanismos para aprimorar a integração da sustentabilidade à estratégia da organização.

Para a diretora de Pessoas & Sustentabilidade, Catharina Machado G. Ferreira o objetivo é agregar valor à sustentabilidade. Para o Grupo Cornélio Brennand, destaca a executiva, é uma jornada que não tem um ponto de chegada que signifique o final. É um processo permanente de evolução da companhia, analisa.

O próprio local onde o Cornélio Brennand alocou a diretoria para cuidar de Pessoas & Sustentabilidade sinaliza o que ele deseja. Isso exige investimento e uma dessas metas é saber o que essas práticas transversais repercutem nas decisões das três empresas custa ao grupo.

A maioria desses custos esclarece Catharina Machado Ferreira já estão incorporados à gestão. Mas precisamos construir nossa Matriz de Materialidade que embora seja uma exigência do compromisso com o Pacto Global, para nós terá uma importância estratégica para avançar.

É um processo de priorização dos assuntos mais relevantes que considera a estratégia dos negócios e a percepção de impactos de todas as partes interessadas. É importante porque trará clareza e direcionamento estratégico para a atuação ESG, além de gerar valor compartilhado e assertividade na agenda ESG do Grupo.

 AUMENTO DA GERAÇÃO DE VALOR

“O avanço dos negócios do Grupo Cornélio Brennand representa conquistas diversas e em sinergia com as inúmeras possibilidades de geração de valor compartilhado, onde ganham todas as partes relacionadas”, afirma o Presidente do Corporativo do Grupo Cornélio Brennand, Léo Mendes de Farias.

“Este passo é importante por reafirmar o nosso posicionamento de fortalecimento da cultura de sustentabilidade, possibilitando compartilhar essa visão com nossos principais atores e contribuir com a agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, destaca Catharina Machado Ferreira.

Segundo Léo Mendes de Farias, no Cornélio Brennand, os avanços na agenda ESG são tratados de forma estratégica, na agenda da alta liderança, sendo pauta frequente nas reuniões dos Conselhos de Administração das empresas do Grupo. E essa tem acompanhamento mensal do Comitê de Pessoas & Sustentabilidade que assessora os conselhos nas pautas de ESG.

OLHAR ESTRATÉGICO

 

Divulgação Grupo Cornélio Brennand
Fabrica da Vivix em Goiana Pernambuco - Divulgação Grupo Cornélio Brennand

O grupo aproveitou 2020 para a organização de uma agenda ESG que aliasse uma visão consolidada a um olhar estratégico. O assunto já fazia parte da agenda de discussões da alta liderança, mas ganhou maior robustez com o estabelecimento de uma nova área na gestão e com diretrizes de governança que garantiram sua transversalidade e a sua execução em todos os negócios do Grupo.

E mesmo com os desafios da pandemia do coronavírus, 2020 mostrou resultados positivos em relação ao ano anterior, com crescimento de 16,2% na receita líquida de 2019 para 2020 e crescimento de 5,5% no Ebtida de 2019 para 2020 como desta Léo Mendes de Farias.

Catharina Machado Ferreira destaca que o Grupo Cornélio Brennand revela possuir clareza sobre a importância que a diversidade no ambiente de trabalho ao promover oportunidades iguais a todos, sem qualquer discriminação. Mas também fortalecendo a sua própria cultura empresarial. Em 2020, ele atingiu a marca de 25% de mulheres na liderança, e de 23% de representatividade feminina em todas as equipes.

O conceito de proteção de áreas verdes é uma das marca do GCB. Até porque suas instalações no bairro da Várzea (ocupa 268 hectares, dos quais 156 hectares (58%) são de área preservada) já revela isso a qualquer visitante. Mas além da Mata da Várzea, o Grupo dispõe de outras áreas verdes de preservação em Pernambuco.

Além do Engenho São João, o grupo preserva o Engenho Mamucaia em São Lourenço da Mata (PE), com 503 hectares; o Camaçari, no Cabo de Santo Agostinho (PE), com 226 hectares e o Santos Cosme e Damião no bairro da Várzea, no Recife com 553 hectares, dos quais 481 hectares (87%) ) de área preservada.

Outros 3.500 hectares de áreas verdes são preservadas pela Atiaia Renováveis, totalizando quase 5.000 hectares de áreas verdes preservadas pelo Grupo.

AS EMPRESAS DO GCB (*)

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e possui oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em operação e uma em construção. Ele desenvolve projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica.

A Iron House, empresa que atua com foco no desenvolvimento, investimento e gestão de ativos imobiliários e criação de espaços urbanos inteligentes que proporcionem uma nova forma de viver.

A Vivix, uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo, sendo a primeira fábrica de vidros planos de capital 100% nacional. A Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil – Low Energy Melter™ (L.E.M.™) - que permite uma maior eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Tags

Autor