Coluna JC Negócios

Aeroclube: sem verbas, habitacionais do Encanta Moça demoram e viram 'bomba-relógio' para a prefeitura

Prefeitura espera aditivo da Caixa Econômica para concluir os habitacionais do Encanta Moça no bairro do Pina.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 13/04/2022 às 18:30 | Atualizado em 15/04/2022 às 18:40
Notícia
X

ATUALIZADA EM 15/04/2-22 ás 18H40.

Poucos meses depois de tomar posse, o prefeito do Recife, João Campos comemorou a ordem de serviços dos dois habitacionais de sua administração, com 600 unidades e feitos pelo método de formas de concreto que reduz os custos e acelera a obras em mais de 40%.

Não contava com a explosão da inflação que estourou o orçamento inviabilizando a entrega ainda no ano passado. Hoje os habitacionais dependem de um aditivo que está sendo finalizado pela Caixa, que recebeu R$ 700 milhões de uma emenda no Congresso para a conclusão de 50 empreendimentos em varias cidades.

O dinheiro já está na Caixa, mas ainda serão necessários ajustes nos contratos para os aditivos. Se tudo correr bem é possível que até julho o prefeito entregue as unidades.

Em nota " A CAIXA informa que a data de entrega dos empreendimentos é definida somente após conclusão das obras, legalização do empreendimento e aceite das concessionárias, de forma a garantir a habitabilidade.

Com relação aos residenciais Encanta Moça I e II, localizados em Recife (PE), esclarecemos que foram contratados no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, com a empresa Exata Engenharia, responsável pela obra, cuja previsão de conclusão é para dezembro de 2022.

Mas ele precisa arranjar ainda R$ 2 milhões para fazer as chamadas 'incidentes', que são as conexões com as redes de água e esgoto, iluminação e acessos, sem os quais sua própria prefeitura não libera o habite-se.

Até agora a Prefeitura não conseguiu verba para esses serviços.

Rodolfo Loepert - PCR
João Campos anuncia novo conjunto habitacional e creche para moradores do bairro do Monteiro. - Rodolfo Loepert - PCR

A demora na entrega dos habitacionais virou um problema para a prefeitura devido à pressão dos futuros moradores já cadastrados e que reclamam nas reuniões com a PCR das dificuldades de ocupação.

A Prefeitura também já trabalha no sentido de proteger a área reservada ao Parque do Aeroclube de possíveis invasões, o que destruiria a proposta de levar para a região um novo padrão de ocupação.

Atualmente as equipes do município estão finalizando os projetos de acesso para Via Mangue, partindo de Boa Viagem, possibilitando fazer intervenções na orla com aumento de área verde e jardins.

No ano passado, a Câmara Municipal do Recife instalou uma Comissão Especial de Acompanhamento da Obra do Aeroclube. Ela é presidida pelo vereador Paulo Muniz (Solidariedade), com o objetivo de acompanhar passo a passo o projeto.

A Comissão já se reuniu com vários setores entre eles os futuros moradores beneficiados no processo de seleção das famílias do Encanta Moça I e II, que fazem parte do complexo que será construído no terreno do antigo Aeroclube do Pina. A Prefeitura deu explicações sobre como o cadastro vem sendo construído em conjunto com a Caixa Econômica Federal.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Tags

Autor