Coluna JC Negócios

Empresa de família de joalheiros, Prata Rara comemora 10 anos no varejo

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 30/04/2022 às 13:00 | Atualizado em 30/04/2022 às 15:18
Notícia
X

Na semana passada, a empresária Hellen Postai, CEO da rede de Lojas Prata Rara esteve em Natal onde inaugurou a 9ª unidade da sua rede de lojas de joias, no Midway Mall Shopping. Postai está à frente da marca  de uma empresa familiar onde todas as peças são desenhadas pelo seu pai, Alberto Postai que além de ser responsável pelo design das joias é um acionista que cobra resultados de números de vendas mensalmente.

Há nove anos no mercado, a rede de lojas é considerada um modelo de sucesso como empresa familiar. Em outubro próximo, a empresa vai completar dez anos com unidades da marca espalhadas apernas nos grandes shoppings do Nordeste.

No Brasil, 90% das empresas são familiares de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sebrae e a Prata Rara tenta se diferenciar nas estatísticas de sucesso e se preparar para continuar crescendo.

A família Postai é de Curitiba e, há pouco mais de dez anos, forneciam matéria prima para várias lojas de joias famosas. "Nossas peças são artesanais e nosso padrão de qualidade é de excelência. Isso nos consolidou no mercado e nos fez adquirir a confiança da clientela", diz Hellen.

A Prata Rara tinha um escritório comercial no Recife e foi quando Hellen propôs ao pai de abrirem uma loja própria na cidade e ele abraçou a ideia. Alberto Postai decidiu criar sua própria marca e desenhar para sua própria companhia colocar no varejo. De lá para cá, não pararam mais.

"Meu pai detém o poder de forma geral da marca. Mas por meio de reuniões também delega muitas atribuições e responsabilidades. Compartilhamos as ideias e os resultados para juntos decidimos de que forma e onde vamos investir", explica Hellen.

Além das lojas, a marca está presente em dez marketplace, espécie de shopping virtual, com ofertas de produtos de diferentes lojas nas prateleiras que também representa reforço no faturamento.

"Enfrentamos a pandemia e tivemos crescimento de mais de 35% nas vendas. Mas, nossa determinação com foco no resultado, investindo em ações de marketing e divulgação fez toda a diferença e acredito que esse conjunto de ações sejam o segredo do nosso sucesso", destacou.

Na opinião de Hellen, a Prata Rara como modelo de negócio familiar tem dado certo por ser pensado de forma conjunta pelos familiares e equipe. Precisamos ter um olhar empreendedor sobre as peças que vendem mais, porém ao mesmo tempo sempre inovando, mudando e se adaptando às tendências e às necessidades do mercado, Para isso precisamos estar preparados saber gerir de forma eficiente para obtermos bons resultados", disse.

Além de abrirem espaço para alugar e o empreendedor vender os produtos, usufruindo de todo o tráfego, a grande vantagem dos marketplace para o empresário é contar com a estrutura oferecida pelas plataformas, como logística, meios de pagamento e ferramentas para fazer a gestão das vendas.

Mas, de acordo com Hellen, nada substitui o monitoramento diário das lojas e mensal do faturamento, analisando onde está acertando e onde está errando. Acredito que o segredo do sucesso é continuar investindo e inovando sempre para oferecermos o melhor e sermos uma referência em todo o País", afirma Hellen Postai.

Nosso objetivo é crescer e fortalecer a nossa marca por todo o País. A Prata Rara se tornou conhecida pela qualidade de seus produtos, design moderno e pelo nosso atendimento. Além de sermos referência em joalheria de prata, conclui a empresária.

Tags

Autor