Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
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Coluna JC Negócios

Um trem de 2,2 quilômetros para transportar soja do Mato Grosso para o Porto de Santos em São Paulo

Distância equivale ir da Praça do Marco Zero para a Avenida Conde Boa Vista caminhando ao lado de um trem com 120 vagões.

Fernando Castilho
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Publicado em 09/05/2022 às 17:20
DIVULGAÇÃO RUMO
EMPRESA OPERA O MAIOR TREM EM CUMPRIMENTODO BRASIL COM 120 VAGÕES - FOTO: DIVULGAÇÃO RUMO
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Imagine um trem com tantos vagões que poderia ir da Praça do Marco Zero para a Avenida Conde da Boa Vista numa distância de 2.200 metros ou 2,2 quilômetros. Ele existe e roda no Centro Oeste do Brasil.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem comemorou o primeiro ano de operação da conexão do município de Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos, com um trem de de 120 vagões. Cada trem tem a capacidade média de 261 caminhões.

É o comboio mais longo do Brasil. Com 11.500 toneladas úteis a bordo de cada composição, a operação registrou volume mensal histórico em março com mais de 5,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) movimentadas na Operação Norte, volume equivalente a 3,9 milhões de toneladas úteis.

Cada trem tem 2.200 metros de cumprimente o na safra da do Mato Grosso eles fizeram 1.585 viagens utilizando o modelo com 120 vagões Isso representaria proporcionalmente 2.377 viagens de trens com 80 vagões que por sua vez tem 1.500 metros, cada.

Ou seja, houve uma redução de 792 viagens a partir da nova operação, medida que além de beneficiar o escoamento do setor produtivo, reduziu a interferência dos trens nos perímetros urbanos dos municípios que atravessa.

Esse é o transporte ideal para agronegócios e foi impulsionado pelo fluxo de Mato Grosso, onde a Rumo cresceu 3,7 pontos percentuais, transportando 20 milhões de toneladas úteis que representaram um market share de 43% do volume de grãos exportados.

Projetada inicialmente para ser tracionada por cinco locomotivas, o trem passou por estudos e adaptações ao longo de 2021 que viabilizaram o uso de apenas quatro locomotivas na composição.

Esse fator e mais o auxílio das tecnologias embarcadas de condução semiautônoma permitem um ciclo mais eficiente para atender as principais regiões produtoras do país.

Atualmente, a Rumo está embarcando em média 6,5 trens por dia em direção ao Porto de Santos, dos quais cinco saem do principal terminal de grãos da América Latina, em Rondonópolis, volume que representa mais de 74 mil toneladas por dia.

Em um dos seus dias mais demandados da operação, foram embarcados 11 trens, sendo 7 saindo de Rondonópolis, o que corresponde a uma movimentação de 126,5 mil toneladas em apenas um único dia.

Atualmente, a Rumo está embarcando em média 6,5 trens por dia em direção ao Porto de Santos, dos quais cinco saem do principal terminal de grãos da América Latina, em Rondonópolis, volume que representa mais de 74 mil toneladas por dia.

A Rumo opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

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