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Com quase aos 90 anos, Dako vira marca de jovem descolado plugado na Alexa

A proposta é que a marca Dako impacte com mais tecnologia e design contemporâneo ra o preparo rápido de alimentos.

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Fernando Castilho

Publicado em 13/07/2022 às 10:45 | Atualizado em 13/07/2022 às 13:18
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Uma das marcas mais icônicas do Brasil, líder absoluta por décadas desde que o revestimento de fogões era de ágata virou a marca conectada parceira da Alexa e cada vez mais se consolida entre o público jovem que nem sabe que seus avós foram clientes dela por anos.

A Dako hoje está sob o comando da tradicional família Petrycoski do Paraná controladora de outra marca não menos importante a Atlas Eletrodomésticos que comprou a marca da multinacional a sueca AB Electrolux e a reposicionou como linda Premium para o público jovem a partir de novos produtos com muita tecnologia e conectividade.

O seu sucesso entre jovens descolados que estão experimentando a gestão de sua primeira casa fora do lar de seus pais e querem produtos mais modernos e funcionais.

A Dako está para o fogão a gás no Brasil assim como a Brastemp está para a geladeira muito antes da gigante Wilport adquiri-la e agregar outros produtos.

FERNANDO CASTILHO
Novalinha de produtos inteligentes da Dako para quem quer deixar a casa mais conectada e integrada - FERNANDO CASTILHO

A marca foi líder por décadas especialmente no Nordeste com sua linha de produtos nas cores branca com detalhes em preto e mesinhas laterais para acomodar as panelas.

Ela estava presente como ator importante como quando o GLP passou a ser produzido pela Petrobrás e a Dako passa a produzir fogões adaptados ao gás de cozinha, como ficou conhecido.

Em 1957, a produção era de 7500 fogões por mês, logo chegando a dez mil. O fogão Palace Hotel, lançado em 1959, ganhou fama rapidamente pela qualidade. Por exemplo ela foi premiada por anos no Top of Mind, entre eletrodomésticos

Outra coisa interessante. Quando o Grupo Edson Queiroz (CE) que vendia GLP no Nordeste e decidiu entrar na linha de fabricação de fogões com a uma indústria metalúrgica que adotou a marca Esmaltec, o benchmarking era o fogão Dako.

Ela nunca deixou de bem vendida em várias regiões. Mas definitivamente deixou de ser o foco da operação brasileira da GE, em 1996, até ser vendida ao grupo mexicano Mabe, em 2004, e junto com a Mabe, ter a falência decretada pela Jstiça em 2016 quando a sueca AB Electrolux comprou a marca, repassou a Dako para a Atlas Eletrodomésticos dos Petrycoski.

O Grupo Atlas é uma das mais respeitas empresas do setor depois de mais de 70 anos no mercado. Ela tem sede em Pato Branco e capacidade de produção diária de mais de 10 mil fogões, e foi fundada pela família Petrycoski, tendo hoje 2000 colaboradores para alcançar tais resultados. Na verdade, são duas marcas muito fortes numa disputa com gigantes internacionais.

Por isso quando o Grupo Atlas adquiriu a marca foi muito fácil reposicionar no segmento Premium jovem.
A tradicional empresa metalúrgica do Paraná está agora com uma linha de produtos como o Cooktop e outros itens que são conectados a internet inclusive com interface amigável a Alexa dentro do conceito de internet das coisas.

Na verdade, a Atlas manteve o fico de sua marca como produto de entrada deixando a Dako surfar na onda do mercado jovem que quer se aventurar na cozinha, mas quer produtos descolados.

O objetivo é trazer soluções completas em cocção, com uma estética inovadora, deixando as cozinhas ainda mais bonitas.

A proposta é que a marca Dako impacte com mais tecnologia e design contemporâneo ao evento, com os fogões de piso Dako Diplomata Grill, de 4 e 5 queimadores, timer e grill elétricos, para o preparo rápido de alimentos.

São novos modelos testeira antirresíduos, que ajuda a impedir o acúmulo de gordura na parte traseira do fogão, facilitando a limpeza e timer digital e tecnologia corta gás no forno. E tem até uma versão 5 bocas com tripla chama, que prepara tudo até 90% mais rápido que uma chama simples e conta com um dos maiores fornos da categoria.

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Produtos da Daki na Eletrolar 2022. - FERNANDO CASTILHO

Segundo o diretor comercial da Atlas Eletrodomésticos, Clóvis Simões a proposta é atender o consumidor que exige produtos que facilitem o seu dia a dia, que sejam fáceis de limpar e mais econômicos.

Esta semana, na 15ª edição da Eletrolar Show, a feira de negócios mais importante da América Latina, a empresa montou o espaço “Cozinha Conectada” uma nova linha de produtos inteligentes, para quem quer deixar a casa mais conectada e integrada, com possibilidade de comando de voz com a ajuda de assistentes virtuais, como a Alexa. A marca apresenta forno de embutir, coifa e cooktop com essa tecnologia.
O CEO da Atlas, Márcio Veiga diz que a empresa quer trazer técnicas inovadoras gerando ganho em produtividade, ao mesmo tempo em que reduzimos o consumo de recursos naturais dentro daquela pegada de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.”

Nós sabemos que o consumidor, cada vez mais engajado nas causas ligadas à preservação do meio ambiente, é o investimento da empresa na implantação de novas tecnologias sustentáveis na linha de produção. Então não basta apenas oferecer produtos sustentáveis. O cliente pesquisa da Internet e quer saber das práticas sustentáveis do fabricante.

A empresa também vem fazendo de novas tecnologias sustentáveis na linha de produção. Esse aporte de recursos já contribuiu para as reduções de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica na fábrica de Pato Branco (PR). E adoção de técnicas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a empresa deixou de descartar mais de 200 toneladas de resíduos para aterros.

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