No Recife, túnel vira risco de morte para motorista depois um dia de chuva
Em qualquer cidade do mundo, uma pessoa morrer por afogamento num túnel é um absurdo. Duas é caso de investigação policial quanto à responsabilidade nos órgãos de controle
“Cidade dos rios e das pontes” como canta os poetas, ou “cidade conquistada ao mangue” com denunciam os ambientalistas, definitivamente, o Recife tem um problema com a gestão de seus túneis.
Na verdade, um problema sério, pois em menos de dois anos eles provocaram a morte de duas pessoas por afogamento.
Em qualquer cidade do mundo, uma pessoa morrer por afogamento num túnel é um absurdo. Duas é caso de investigação policial quanto à responsabilidade nos órgãos de controle de tráfego.
Não faz sentido que, primeiro um túnel alague depois de um dia de chuvas. Já faz ao menos cinco séculos que foram inventados sistemas de bombas hidráulicas que retiram a água para esses equipamentos.
Segundo que, quando isso ocorra, não sejam fechados com proteção robusta e não apenas um ou dois cavaletes como se viu neste caso.
Terceiro que, se leve dias para que a água seja retirada.
Alguém consegue imaginar essa situação numa cidade com túneis maiores como o Rio de Janeiro e São Paulo? Bom, podem se tentar comparar com João Pessoa e Natal, que também possuem pequenos túneis e, ao que se saiba, não há nenhum caso de morte por afogamento.
No Recife, já se morre por tragédias com as chuvas. A novidade agora é que isso ocorra em túneis urbanos.
Pernambuco é um estado de se orgulha de suas escolas de engenharia na Universidade Federal, de Pernambuco e Unicap. Certamente, os gestores municipais nunca as consultaram na hora de construção de um túnel dado o resultado dos nossos.
O mais é curioso é o tipo de comunicação que os órgãos responsáveis pelo transito se apressaram em “esclarecer” sua posição.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que “mantém monitoramento e sinalização com cavaletes no Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, durante os momentos de chuva, quando a área precisa ser interditada”.
Mas foge da responsabilidade direta afirmando apenas apoia a operação “do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão responsável pela área do Túnel”.
É o mais importante: “A CTTU avisou à população acerca da interdição em tuíte publicado às 6h59 de hoje, bem como o assunto foi veiculado em meios de comunicação de amplo alcance”.
A CTTU inova em atribuir ao Twitter, a capacidade de informar suas atividades. Atribuir a uma rede social a capacidade de informar toda a população é realmente algo extraordinário e... de uma obtusidade córnea.
Se a CTTU aposta tanto na força do Twitter, deveria colocar o mesmo aviso nas redes do Facebook, Linked-In e Instagram e no TikTok. Todos são meios de comunicação de amplo alcance.
E está tão digital que nem considera mais veículos como o rádio, a TV e os portais de informação de jornais na internet.
Esse esclarecimento na apenas risível. É desrespeitoso com a comunidade do Recife.
Por sua vez, também, em nota o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) afirma que “desde o final de julho, a circulação de veículos no Túnel Felipe Camarão precisou ser interrompida por uma ação de vandalismo que atingiu todo o sistema elétrico e as bombas hidráulicas responsáveis por drenar as águas pluviais das pistas do túnel, no bairro do Jordão”.
Na verdade a interdição se deu no dia 17 de julho, portanto ha 18 dias.
Bom. O que o DER chama de final de julho quer dizer quase duas semanas. Agora se pode imaginar se leva tanto tampo para o reparo de um túnel com essa função no transito da cidade?
No fundo, o que se depreende dessa tragédia é a total falta de respeito dos órgãos com seus cidadãos.
Não faz sentido que o Recife tenha, em dois anos, duas mortes por afogamento num pequeno túnel mal sinalizado. Isso não é aceitável sob nenhuma explicação.
Há uma marca dos túneis construídos no Recife.
Todos alagam quando a cidade recebe uma chuva. Já ficaram dias interditados os túneis da Abolição, Chico Science e Augusto Lucena, além dos dois que causaram morte. O que nos a situação de optar por viadutos em lugar de túneis. Ao menos eles não alagam.
E como parece que nem o DER-PE e nem a CTTU têm capacidade operacional de, ao menos, promover um fechamento efetivo desses equipamentos recomenda-se um aviso nas redes sócias da Prefeitura do Recife a adoção de contas no metaverso.
De preferência com um vídeo de um avatar do prefeito João Campos informando que em sempre que houver chuvas fortes no Recife, os motoristas devem evitar todos os túneis da cidade. Por absoluto risco de morte.
Quem sabe funciona?