Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

COLUNA

Morte no túnel: prefeitura do Recife foca no Twitter para evitar responsabilidade

Recomenda-se que a partir de agora um "avatar" do prefeito João Campos informe aos recifenses quando um túnel for fechado. O Recife conectado estará no Metaverso

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 04/08/2022 às 8:00
JOSÉ MARTINS/JC IMAGEM
VANDALISMO Segundo DER-PE, circulação de veículos no túnel havia sido interrompida desde o final de julho por causa da ação de criminosos - FOTO: JOSÉ MARTINS/JC IMAGEM
Leitura:

Ao tentar esclarecer sua participação na cadeia de fatos que levaram à morte de uma senhora por afogamento no Túnel Felipe Camarão, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que, desde o final de julho, precisou interditá-lo por uma ação de vandalismo no sistema elétrico e nas bombas hidráulicas responsáveis.

A expressão "desde o final de julho" embute uma situação de 18 dias, uma vez que, desde o domingo 17 de julho o túnel foi inundado. Mas esse parece ser um texto padrão do Governo do Estado: uma nota com algumas informações e pronto. E nesse caso a desculpa de uma ação de vandalismo que só é informada quando o equipamento é interditado.

O problema, entretanto, é bem mais sério. Mostra que, na cidade do Recife, sob responsabilidade do DER-PE ou da CTTU, entrar num túnel virou risco de morte. Foram duas em apenas 18 meses - sempre com desculpa de que as vitimas entram indevidamente no túnel. Em cidades onde os gestores são mais responsáveis, o fechamento de um túnel alagado não é feito com dois ou três cavaletes sem policiamento ostensivo 24 horas por dia.

Mas no Recife, a CTTU se isentou ao dizer que avisou à população pelo twitter. Bom, já que a Prefeitura confia tanto nas suas redes, recomenda-se que a partir de agora um "avatar" do prefeito João Campos informe aos recifenses quando um túnel for fechado. O Recife conectado estará no Metaverso.

Pernambuco não vai ao STF

O governo de Pernambuco está analisando, mas a tendência é de não recorrer ao STF para poder ter compensações com a arrecadação de ICMS de energia, telecomunicações e combustíveis. Faz sentido. Como um estado que quer fechar 2022 com as conta em condições de ser classificado como Capag A, devido à capacidade investimentos, pediria para não pagar parcelas de sua divida?

O porta-contêineres do mundo

O estaleiro chinês Hudong Zhonghua lançou, nessa segunda-feira, o maior navio porta-contêineres do mundo. O MSC Tessa pode transportar exatos 24.116 TEUs (equivalentes a 20 pés). Ele tem 400 metros de comprimento e 61,5 largura e é o primeiro de quatro encomendados pela Mediterranean Shipping Company S A.


Três anos do cadastro positivo

Rodando desde julho de 2019, o Cadastro Positivo comemora três anos favorecendo 22 milhões de pessoas com acesso ao crédito e penetração média nacional de 79% junto à população economicamente ativa.

Quentinha feita em casa

Uma pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos, com 3.931 pessoas, entre 13 e 15 de julho, mostra que 65% delas agora levam a quentinha para o trabalho. Mas 17,22% almoçam em restaurantes de prato feito. Quilo, 14,6%, e apenas 3% em restaurantes à la carte.

Interino do BNB é efetivado

O Ministro Paulo Guedes liberou o Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) para efetivar José Gomes da Costa como presidente da instituição - cargo que ocupa interinamente desde 17 de janeiro deste ano. E Luiz Abel Amorim de Andrade como diretor Financeiro e de Crédito.

Petrobras boa de dividendos

No governo Bolsonaro (de 2019 ao primeiro semestre de 2022), a Petrobras distribuiu um total de R$ 258,7 bilhões em dividendos. Isso significa média de 102% do lucro líquido de R$ 252,8 bilhões registrado no período. No Governo Fernando Henrique Cardoso, a média foi 40% e no Governo de Lula, 32%. O presidente reclama porque é ingrato.

Hidrogênio verde no Ceará

O governo do Ceará está em festa. O presidente no Brasil da australiana Forstescue Future Industries (FFI), Luís Viga, confirmou que sua empresa estará no Hub do Hidrogênio Verde do Pecém, produzindo H2V ali. A Forstescue quer se tornar-se a líder global do Hidrogênio Verde até 2030 e espera estar produzindo, 15 milhões de toneladas de Hidrogênio Verde. Parte no Ceará.

Comentários

Últimas notícias