Coluna JC Negócios

Aposentados da Bandeprev protestaram contra medidas do Santander na gestão do fundo de quase R$ 2 bilhões

O protesto terminou com uma caminhada da agência da superintendência do Santander no Recife até o Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 04/08/2022 às 18:40 | Atualizado em 04/08/2022 às 18:54
Notícia
X

Os aposentados do extinto Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), beneficiários do Bandepe Previdência Social (Bandeprev), realizaram nesta quinta-feira protesto na na frente da agência do Santander na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, região central do Recife.

Eles são aproximadamente 2.000 ex-funcionários e com faixas, cartazes, panfletos, carro de som alertou sobre a administração feita dos ativos por parte do Banco Santander, que transferiu a gerência das contas para São Paulo, sede administrativa do banco.

Os aposentados do extinto Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), que têm suas aposentadorias administradas pela Bandeprev, vão realizar ainda atos em Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Além disso, a manifestação segue nas redes sociais e com ação na justiça para impedir as medidas do Santander.

Bandeprev
No Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde correm ações impetradas pelos aposentados. Eles foram recebidos pelo desembargador Bartolomeu Bueno. - Bandeprev

O protesto terminou com uma caminhada da agência da superintendência do Santander no Recife até o Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde correm ações impetradas pelos aposentados. Eles foram recebidos pelo desembargador Bartolomeu Bueno. Os aposentados estão com um plano de ação para impedir a transferência, já que o Bandeprev é uma instituição pernambucana, sediada no Recife.

Hoje, são cerca de 80 contribuintes na ativa - funcionários que estão ligados ao Santander -, e quase 2000 já aposentados, visto que a Bandeprev é um fundo em extinção, pois não entram mais novos contribuintes. Os aposentados consideram ingerências por parte do banco na administração do patrimônio e de ativos do fundo, que vale hoje cerca de R$ 2 bilhões.

 

Tags

Autor