Coluna JC Negócios

DIA DA CACHAÇA: em qual estado a produção da cachaça começou? Veja o que dizem os pesquisadores

Mania de brasileiro desde os tempos coloniais, a cachaça divide opiniões quanto ao seu estado de origem; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 13/09/2022 às 7:17
X

Bebida mais brasileira e a única reconhecida como destilado de cana-de-açúcar de origem no Brasil, a cachaça é celebrada neste 13 de setembro, no Dia da Cachaça.

Embora existam muitas estórias pitorescas e criativas sobre a origem da cachaça, o certo é que a sua história se confunde com a História do Brasil.

Os protagonistas são a cana-de-açúcar, o imigrante português e o escravo africano, além dos índios, ao criarem a bebida que mais simboliza o modo de viver e o espírito descontraído do brasileiro.

De acordo com algumas histórias, a primeira plantação de cana no Brasil foi feita em 1504, pelo fidalgo judeu de Portugal Fernão (Fernando) de Noronha, que recebeu a ilha, que hoje leva o seu nome, para a exploração do pau brasil.

Por outro lado, há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo Rei D. Manuel no litoral pernambucano e confiada ao técnico de administração colonial Pero Capico, que teria começado a produção de cachaça quase de forma acidental.

 Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem Data: 22.05.2018 Assunto: ECONOMIA - Aniversário de 80 anos da fábrica da Pitú que fica no município de Vitória. Palavras-chaves: Fábrica - Pitú - Cachaça - Vitória - Aniversário - - ## - Leo Motta/JC Imagem

A prova documental dessa tese, a que se assenta a afirmação de Jairo Martins no livro “Cachaça – O mais brasileiro dos prazeres”, está nos registros de pagamento de tributo alfandegário sobre uma carga de açúcar, vinda de Pernambuco, datados de 1526, encontrados em Lisboa.

Além disso, pesquisas arqueológicas, conduzidas pela Universidade Federal da Bahia, encontraram ruínas de um engenho de açúcar, datadas de 1520, nas redondezas de Porto Seguro.

Outro fato importante: Martim Afonso de Souza, que chefiou a primeira expedição colonizadora do Brasil, e que resultou na fundação da Vila de São Vicente em 1532 (da qual se originou São Paulo), logo iniciou o cultivo da cana e a construção de engenhos de açúcar.

LEIA TAMBÉM: De onde vem o nome cachaça? Saiba a origem da palavra

Isso faz com que alguns pesquisadores defendam a tese (que, segundo os pernambucanos, é contraditória) de que a produção do açúcar tenha sido feita pela primeira vez no litoral paulista.

Mas apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça tenha sido iniciada, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532, sendo, portanto, o primeiro destilado da América Latina.

Seja como for, Cachaça é a primeira Indicação Geográfica do Brasil instituída pelo Decreto nº 4.062/2001, elaborado com base no Acordo TRIPS/OMC (Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio, no âmbito da Organização Mundial do Comércio).

ORIGEM DA CAIPIRINHA 

Ao contrário do que muito pernambucano pensa, a Caipirinha, feita exclusivamente com cachaça, limão, açúcar e gelo, nasceu no interior do estado de São Paulo – o que explica o nome.

A caipirinha também serviu como remédio contra gripe, em 1918, durante o surto da Gripe Espanhola no Brasil.

E tornou-se conhecida na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Na verdade, os artistas que lideraram o movimento entenderam de que a Caipirinha era "cult" e a adotaram nas reuniões.

Resultado do trabalho desenvolvido pelo extinto Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), o decreto é um marco para a Cachaça e é o principal instrumento legal que tem sido usado com base para toda a defesa e proteção da Cachaça em âmbito internacional, porque a cachaça se tornou um grande negócio no Brasil.

NE10
NE10 - NE10

REVOLTA DA CACHAÇA

O Dia da Cachaça foi escolhido para 13 de setembro por causa do que ficou conhecido como o primeiro protesto da colônia contra a coroa.

O Brasil não tinha 200 anos de descoberto quando seus habitantes se mobilizaram na "Revolta da Cachaça", no dia 13 de setembro de 1661, data de uma grande comoção nacional de pertencimento da “pinga”.

Foi assim: com interesse em aumentar a venda de seus produtos em solo brasileiro, a Coroa Portuguesa proibiu a fabricação e a venda da cachaça no País através de uma Carta Real que datava 13 de setembro de 1649.

O Brasil já produzia muita cachaça e isso acabou virando um grande problema, pois centenas de engenhos e milhares de comerciantes já vendiam o produto.

O problema é que, desde esse dia, começou uma forte longa perseguição dos portugueses contra os proprietários de cana-de-açúcar e de alambiques (boa parte deles também portugueses), que dois anos depois, já cansados de venderem o produto escondido, decidiram exatamente promover aquela que seria a primeira insurreição contra as ordens da corte de Portugal.

A “Revolta da Cachaça” pode ser considerada a primeira grande mobilização de defesa de um produto brasileiro, uma vez que a extração do pau-brasil nunca motivou nenhuma reação social e sem mesmo a cobrança de impostos sobre o açúcar exportado para apenas a Coroa ocasionaram movimentos de insurreição.

Como afirma o pesquisador pernambucano e estudioso de cachaça Jairo Martins, em meados de 1516 a cachaça já era produzida e bastante consumida no Brasil, sendo a primeira aguardente das Américas. No Brasil, se bebida cachaça antes mesmo do aparecimento do pisco peruano e da tequila mexicana.

Ou seja, a cachaça é mania de brasileiro desde os tempos coloniais, quando sua produção se consagrava como uma importante atividade econômica do País.

A razão da proibição portuguesa era vender aqui a aguardente destilada a partir do bagaço de uva, a bagaceira, produzida em Portugal e alternativa ao vinho bem mais caro.

Ganhamos a briga pelo primeiro mercado da cachaça, o próprio Brasil, mas Portugal começou a cobrar mais impostos sobre o produto que é feito no Brasil desde os primeiros anos de nossas existência como país.

 

Tags

Autor