Coluna JC Negócios

DIA DE COSME E DAMIÃO: Comércio de balas e chocolates vende mais com festa de Cosme Damião

No primeiro semestre de 2022, houve um crescimento 11,43% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O Dia de Cosme e Damião contribui

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 27/09/2022 às 7:15 | Atualizado em 27/09/2022 às 8:41
Notícia
X

O Dia de Cosme e Damião tem um significado especial, pois "vai além da religião". É um momento de integração com a comunidade, oportunidade de passar uma mensagem de união e afeto para as crianças, mas também um momento de vendas de balas e chocolates.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Na igreja Católica, o Dia de São Cosme e São Damião é celebrado em 27 de setembro. Para os católicos, os irmãos gêmeos eram médicos que viveram na Ásia Menor, há dois mil anos. Segundo a história, eles curavam as pessoas, principalmente crianças, e não cobravam.

VENDA DE DOCES

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de chocolates registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 11,43% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

No total, foram 370 mil toneladas, ante 332 mil produzidas em 2021. No País, o setor gera cerca de 20 mil empregos diretos.

Mas no mês de setembro existe a motivação da festa de Cosme e Damião, que acaba impulsionando as vendas. E essa não é apenas uma comemoração de religiões de matriz africana.

A religião católica faz do dia 27 de setembro um momento de comemoração como gesto de caridade e atenção as crianças.

Nesta terça-feira, o dia promete ser agitado nas docerias da região com o Dia de São Cosme e Damião.

Conforme a tradição religiosa, diversas famílias distribuem doces para crianças carentes como forma de pagar promessas aos irmãos que são cultuados pela religião católica e também o candomblé e umbanda. Os praticantes do candomblé e da umbanda recordam a memória dos orixás Ibejis.

Segundo a história católica, em agradecimento, Cosme e Damião recebiam brinquedos e doces. Os gêmeos teriam sido perseguidos e mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.

O ano em que isso ocorreu é incerto. Dia 27, para igreja católica, é dia de São Vicente de Paula, que fez obras de caridade oriundas na França.

A bala é um doce que possui vasta diversidade, bala mole, dura, com sabor de frutas, de hortelã, com recheio, com chicle, bala de goma, pirulitos e tantas outras. Mesmo sendo tão popular, não há registros precisos sobre sua história no Brasil.

Essas informações vêm, principalmente, de pessoas ligadas ao setor, permitindo fazer uma reconstituição do caminho que levou as pequenas fábricas artesanais a se transformarem em grandes estabelecimentos comerciais.

Tags

Autor