PATROCINADO

Expectativa de crescimento do mercado anima supermercadistas e varejistas

Apes e Aspa, realizadoras da Super Mix, ao lado da Insight Feiras & Negócios, falam das boas perspectivas de vendas neste segundo semestre e início de 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 28/09/2022 às 18:29 | Atualizado em 28/09/2022 às 18:31
Patrocinada
X

Otimismo é a palavra para o varejo no segundo semestre deste ano. Com a diminuição das restrições por causa da pandemia da Covid-19 e a volta dos clientes às lojas físicas, tudo indica que o cenário será positivo no Brasil. E em Pernambuco não é diferente.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado cresceu 1,6% em maio de 2022, quando comparado ao mês anterior.

Os números têm se mostrado positivos neste ano, embora o volume ainda seja menor do que no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021, quando o auxílio emergencial e isolamento social favoreciam o consumo de alimentação, higiene, medicamentos e itens para o lar, segundo a Fecomércio. Ainda assim, a expectativa é que os números melhorem a cada mês.

O presidente da Associação de Supermercadistas (Apes), João Cavalcante, destaca especialmente a retomada do segmento de supermercados. “De acordo com dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), o setor possui atualmente 18.990 lojas ativas, sendo um dos setores mais representativos em arrecadação no Estado, respondendo por 4,5% do montante do ICMS."

Ele ainda explica que, no primeiro semestre deste ano, o segmento teve 14,15% de crescimento na arrecadação comparado com o mesmo período de 2021. Assim, os números indicam que o setor segue em expansão, o que mudou foi o comportamento do consumidor.

Crescimento, oportunidades e desafios do setor, mudanças no comportamento do consumidor, inovação e tecnologia serão alguns dos temas abordados na maior feira de negócios do varejo do Norte e Nordeste, a Super Mix, de 5 a 7 de outubro, das 15h às 21h, no Centro de Convenções de Pernambuco.

JORGE LUIZ JLAI/ Feira Super Mix
A Super Mix 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 15h às 21h - JORGE LUIZ JLAI/ Feira Super Mix

A feira é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), com promoção e organização da Insight Feiras & Negócios, patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Sebrae/PE.

Um dos principais desafios do ramo, apontado pelo presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Inácio Miranda, é a concorrência entre pequenos e médios varejistas contra redes multinacionais e regionais de outros Estados.

“Estamos vivenciado uma concorrência como nunca antes, com muitas grandes redes ocupando o espaço que antes era dos menores. E, mesmo com essa adversidade, o varejo pernambucano tem conseguido crescer”, conta Inácio.

De acordo com dados do Caged, do Ministério do Trabalho, o pequeno varejo gera 65,5% dos empregos no Estado, enquanto as grandes redes, 34,5%. Em números do IBGE, o pequeno empreendedor do varejo oferta 2.024 milhões de empregos, sendo 160 mil apenas em Pernambuco. As grandes empresas geram 396 mil empregos, no total.

Além disso, 94% dos municípios com menos de cem mil habitantes são abastecidos pelo pequeno varejo, sendo o maior responsável pela geração de empregos formais. Dessa forma, ele salienta que a Super Mix se faz ainda mais importante nesse momento.

“A feira tem o papel fundamental no fortalecimento do varejo de Pernambuco e também nos Estados vizinhos. Temos o grande desafio de nos preparar para bater de frente com essa concorrência dos grandes e oferecer um serviço melhor e mais completo”, finaliza.

A empresa petrolinense QuySorwetto, expositora da Super Mix, busca referências em empresas de fora do País para inovar e antecipar tendências na categoria sorvetes, adaptando à realidade regional. Assim, a marca investe em dois públicos nos lançamentos para o verão: o infantil e o fitness.

“A nossa nova linha infantil traz picolés com formatos bem lúdicos e atrativos para a criançada, como unicórnio, coração e, em alusão à Copa do Mundo, com a forma de uma bola de futebol. Além disso, temos uma nova linha de potes zero adição de açúcar com sabores diferentes do que normalmente se encontra, como chocolate com avelã e leitinho trufado, focando em quem não abre mão do sabor e nem da funcionalidade, já que cuidar da saúde é uma das prioridades dos clientes hoje”, explica o gerente da Unidade Recife da QuySorwetto, Everton Butzen.

O gerente ainda conta que o objetivo da marca tem sido massificar a presença nas capitais do Nordeste em que atua: Recife, João Pessoa, Maceió, Aracaju e Salvador.

As expectativas também são positivas para a Metal Design, empresa pernambucana que também estará na Super Mix. Segundo o diretor Emerson Rodrigues, a marca espera crescer de 15 a 20% este ano. “Ter um bom planejamento é constância é a base para um negócio dar certo”, destaca.

A Metal Design é responsável pela estrutura sofisticada em aço e madeira do Mercado Modelo, espaço da feira que traz as tendências para supermercados, desde as gôndolas até o uso de inteligência artificial dentro das lojas.

JORGE LUIZ JLAI/Feira Super Mix
A Feira Super Mix traz novas tecnologias que prometem fazer do Mercado Modelo um dos espaços mais visitados da feira - JORGE LUIZ JLAI/Feira Super Mix

Serviço

Super Mix

  • 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 15h às 21h.
    www.feirasupermix.com.br
    Instagram: @feirasupermix

Tags

Autor