JC Negócios: qual o sentido do Brasil ter safras recordes e população que passa fome?

Nos últimos anos a perda de renda foi de uma magnitude tão grande, e chegou a tantas famílias, que o país foi se "acostumando" em comprar menos comida
Fernando Castilho
Publicado em 11/09/2022 às 8:00
Desde 2021, o País voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas Foto: DAY SANTOS/JC IMAGEM


Levantamentos realizados pela Conab e pelo IBGE apontam que o Brasil deve colher, mais uma vez, safra recorde neste ano. A Conab estima 271,2 milhões de toneladas. O IBGE faz a conta de 261,7 milhões de toneladas. Nos dois casos teremos a maior colheita da série histórica de produção de grãos.

O caso do milho é extraordinário. Com recuperação na produção, estimamos 113,2 milhões de toneladas. O Brasil que tem produtividade de classe mundial, planta e colhe em 73 milhões de hectares. Isso é muito bom e já fez a agropecuária exportar US$ 14 bilhões. Mas a cada safra uma questão perturbadora fica mais presente: Estamos comendo melhor com essa produção?

Nos últimos anos a perda de renda foi de uma magnitude tão grande, e chegou a tantas famílias, que o país foi se "acostumando" em comprar menos comida, comer menos proteína e substituir refeições. Voltamos ao Mapa da Fome. Não faz sentido ser eficiente, produtivo, competitivo nas exportações se, internamente, esse País não avançou em sua alimentação. Todas as nações que se tornaram potências agrícolas melhoraram os niveis de proteína de sua população. Não podemos relativizar a questão da fome. Que tipo de potência agrícola queremos ser. Faz sentido exportar comida estando com fome no nosso mercado interno?

RioMar recebe o Festival Carnivoria

Evento que apresenta melhor do churrasco mundial, o Festival Carnivoria chega ao RioMar Recife para um fim de semana de experiência gastronômica nos dias 17 e 18, com direito a shows ao vivo de bandas locais de rock, folk e tributos. Serão 10 estações de cortes especiais preparados por assadores brasileiros renomados que utilizam técnicas mundiais, pratos vegetarianos e cervejas artesanais locais.

O dia em que Craveiro iluminou Elizabeth II

O jornalista Paulo Fernando Craveiro era Secretário da Casa Civil do Palácio do Campo das Princesas quando a Rainha Elizabeth II chegou, já no final da tarde, para a recepção oferecida pelo Governador Nilo Coelho. Ela já estava no primeiro andar quando faltou energia elétrica. Sem se perturbar, Craveiro pegou um dos castiçais e acendeu as velas iluminando o ambiente. Ele ganhou do príncipe Consorte um par de abotoaduras com o brasão da família real por seu desempenho no evento. Craveiro, que hoje mora na Califórnia, ganhou a fama de ter "salvo" a recepção a Elizabeth II.

Nova experiência de compras autônoma

Durante a Super Mix, no Mercado Modelo, será lançado no Nordeste o Smart Car, um carrinho de compras inteligente, que propõe uma nova experiência de compra autônoma, trazendo benefícios para o cliente e segurança para o supermercadista, de 5 a 7 de outubro.

Livro para quem quer ter a saúde financeira em dia

O Personal Financeiro e colunista da Rádio Jornal e do JC, Leandro Trajano, finaliza seu sexto livro - ainda não tem data de lançamento – destinado a venda direta ao público adulto, com conteúdo para quem quer ter a saúde financeira em dia. Trajano é autor de cinco outros livros paradidáticos para Ensino Médio e Ensino Fundamental II que, em breve, serão lançados pela Editora Divulgação Cultural.

Inovação e tecnologia para o mercado em baterias

A Moura e o Instituto de Tecnológia Edson Mororó Moura estiveram na edição de 2022 do ELBC, evento da Consortium of Battery Innovation (CBI), em Lyon, na França. O CBI é o órgão mundial responsável pelos estudos de inovação e tecnologia para o mercado em baterias. Representaram a América do Sul. Em julho, representantes da entidade estiveram no complexo industrial da Moura em Belo Jardim.

Estacas da marina do complexo hoteleiro de Santa Rita

A Construtora Tecla, liderada pelo engenheiro Rogério Castro e Silva, atingiu a marca de 50% da cravação das estacas que vão suportar a marina para 170 barcos no complexo que está sendo construído no Cais de Santa Rita. A marina será adjacente ao cais de atracação do Porto do Recife, construído na década de 40 do século passado.

Pernambuco fora do Mundial de Queijos do Brasil

O Sebrae está patrocinando o Mundial de Queijos do Brasil, que acontece de 15 a 18, em São Paulo, com organização da SerTãoBras e parceiros. o Sebrae vai levar 45 produtores de queijos que serão distribuídos em 15 stands e 1.200 queijos com espaço para divulgação e comercialização de produtos. Mato Grosso do Sul, Ceará, Minais Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo participam do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas.

ARTES JC - Queijos
TAGS
Coluna JC Negócios fernando castilho fome
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory