Esposende aposta em sua força de vendas para devolver experiência de compra presencial de sapato novo
O Grupo DOK, proprietário das marcas DOK Caçados, Djean e Orotpé , adquiriu a rede Esposende em agosto último
Liderada pelo empresário Paulo Henrique de Almeida, dono do Grupo DOK - proprietário das marcas DOK Caçados, Djean e Orotpé - a rede Esposende, adquirida pela empresa em agosto, programa retomar sua presença no mercado de sapatos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte com novas ações de marketing, atualização do layout de lojas e investimento em treinamento, de modo a devolver a sua força de venda e a tradicional capacidade de encantamento do cliente na hora de comprar sapato.
A Esposende tem 52 anos, 48 lojas nos três estados e uma fortíssima marca no segmento de calçados especialmente pela enorme variedade de modelos que exibe em suas lojas, mas vinha sofrendo com a forte concorrência de marcas únicas, e pouca atenção no foco do negóci,o até que foi repassada ao DOK pelo grupo Paquetá, que havia a adquirido há pouco mais de 20 anos.
A aquisição contemplou um total de quarenta e oito lojas e um centro de distribuição, que até o momento eram administrados pela Paquetá The Shoe Company, que passa por recuperação judicial desde 2019.
Segundo diretor comercial da rede Carlos Ponpeu, a empresa começou a desenvolver uma nova estratégia de atualização de seu posicionamento, devolvendo aos seus vendedores o incentivo pela venda de sapatos, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes.
"A Esposende sempre foi sinônimo de profissionalismo na hora de vender um sapato, e tem no seu DNA a expertise de nunca deixar o cliente insatisfeito. O que estamos fazendo é resgatando essa capacidade de nossas equipes de modo que o ato presencial de comprar um novo sapato seja uma experiência de satisfação", afirma o executivo.
Pompeu já está no mercado de sapatos há vários anos e trabalhou com grandes companhias, até que foi deslocado de Fortaleza, onde está a sede do grupo DOK, com a missão de reposicionar a Esposende.
"No fundo o que desejamos é que as pessoas voltem a comprar sapato com quem sabe e entende de sapato. Estamos trazendo de volta a oportunidade de compra em 180 dias com o pagamento da primeira parcela com 60 dias, que foi uma das marcas da Esposende".
A história da Esposende uma empresa pernambucana fundado pelo empresário português Joaquim Vasconcelos faz parte do varejo pernambucano uma vez que ela já foi a maior rede de sapatarias no Nordeste a que também tinha o maior ticket médio do segmento.
Sob o comando de Joaquim Vasconcelos, a Esposende cresceu com lojas em quase todo o Nordeste, com um marketing agressivo e presença forte na mídia. Ele criou o celebre slogan de vendas: “Seu novo sapato novo está aqui, venha comprar” e foi também quem introduziu no estado do conceito de vendas com dois meses para o pagamento da primeira prestação, que segundo ele está sendo resgatado dentro da nova estratégia de vendas da empresa.
Atualmente, o Grupo DOK concentram-se na transição da Esposende, o que deve acontecer de forma atenciosa para garantir que todos os fornecedores e processos sejam absorvidos com o máximo de cuidado.
Ao longo dessa etapa, algumas mudanças serão feitas para a adequação da marca, o que não impedirá que o nome Esposende e todos os empregos atuais sejam mantidos.
Além da Esposende, o Grupo DOK vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos a partir da compra de grandes marcas. Em 2019, a empresa chamou a atenção do mercado ao adquirir a gigante Dijean, do Grupo Vulcabras. Logo no ano seguinte, uma nova negociação feita com a Paquetá The Shoe Company trouxe a Ortopé para o catálogo da empresa.
Ambas as marcas têm demonstrado desempenho expressivo a partir da administração do Grupo DOK, indicando crescimento avançado, mesmo em pouco tempo desde a nova administração. Tais resultados indicam a força do Grupo e o potencial para que se mantenha em uma trajetória de sucesso.