Anitta, um estrela brasileira, na campanha da icônica calça Levi's que faz 150 anos como moda básica
A cantora e compositora brasileira usou dois looks exclusivos no tapete vermelho do Grammy nas comemorações dos 150 anso da Lewis.
Quando na primeira semana do mês o Spotify pomoveu um grande evento em homenagem aos cantores indicados à categoria “Artista Revelação”, a brasileira Anitta fez uma performance que eletrizou os fãs pelo look apresentado, com jeans azul desconstruído produzido pelo stylist da cantora, Ron Hartleben.
Como no mundo da música nada acontece por acaso, o look de Anitta feito para comemorar sua primeira indicação da carreira para os prêmios Grammy, como Melhor Artista Revelação, teve um participação da gigante Levi's para iniciar oficialmente o 150° aniversário da calça jeans 501, ícone atemporal de estilo e comportamento no mundo inteiro.
A cantora e compositora brasileira usou dois looks exclusivos no tapete vermelho e em sua performance no palco do evento Spotify Best New Artist Party. Juntas, Anitta e Levi's celebram o tecido do jeans Levi's 501 e a força de sua história, tramada através da música, de artistas e criadores.
Com a ação de merchandising Anitta se juntou a ninguém menos que Hailey Bieber, ex-Hailey Baldwin, considerada a primeira garota-propaganda oficial da calça jeans Levi’s talvez a mais famosa do mundo: a icônica 501!
Claro que a calça foi usada por dezenas de modelos em campanhas e centenas de músicos em suas apresentações. Mas Hailey foi a primeira top a assumir uma vaga mais, digamos, oficial. Até porque, diferentemente de Anitta, simplesmente gostava de usar o jeans.
Anitta, como se sabe, não ganhou o Grammy, como Melhor Artista Revelação. Mas sua exposição, certamente, será bem maior que a vencedora Samara Joy pelo trabalho que a companhia fez com ela.
Um deles, inclusive, desbancado marcas de luxo ao criar um momento de destaque para o tapete vermelho com uma saia jeans longa desconstruída, ajustada na cintura para trazer uma interpretação moderna de uma saia longa clássica.
Não estava ali por acaso. O ano de 2023 marca os 150 anos de criação da marca que começou como uma patente para rebites de cobre em calças de trabalho, em 1873, tornou-se ao longo dos últimos anos uma das peças de roupa mais icônicas e influentes já criadas. E a companhia associou esse evento a arista brasileira.
Tela em branco para quebrar regras e inventar qualquer estilo, a calça jeans 501® da Levi's® ultrapassou os limites do tempo e da cultura. Este ano, o principal produto da marca comemora 150 anos de existência, ainda como um verdadeiro item original adotado por cada geração à sua própria maneira.
REBITES DE COBRE EM CALÇAS
Tudo se iniciou quando Jacob Davis imaginou uma marcante inovação para o workwear, as aplicações de rebites de cobre em calças de lona. Observando a instantaneidade do sucesso de sua ideia, Davis pregou rebites iguais em um macacão e o mostrou a seu fornecedor dos produtos de mercearia, Levi Strauss.
A partir disso, a dupla concebeu uma versão do macacão, mas usando denim e lona de pato, um tecido resistente de algodão. A peça foi patenteada em 1873, quando foi lançado oficialmente o jeans 501®.
Embora a Levi Strauss & Co. fosse popular na virada do século 20, seus lucros estavam no nível mais baixo até então atingido. Os irmãos Stern, sobrinhos de Strauss, que assumiram a empresa após sua morte, e seu novo chefe de produção, Milton Grunbaum, focaram em aumentar a durabilidade do jeans 501® na época, baseando-se em retornos de clientes sobre o modelo.
Os passadores de cinto, por exemplo, foram adicionados aos macacões em resposta às mudanças da moda masculina e de acordo com o entendimento da marca sobre os desejos dos consumidores. Em 1925, os 501® Originals aprimorados foram os responsáveis por aumentar significativamente os lucros da empresa.
A atualização nos modelos em jeans resultou em, ao decorrer da década de 1930, tornar a peça um item básico do workwear no Ocidente. Mais tarde, percebe-se um favoritismo entre peões de rodeio, pois a peça resistente suportava grandes atritos.
A marca enxergou uma grande oportunidade de alcançar novos públicos, investindo nesse cenário em suas publicidades. Ninguém menos que revista Vogue publicou um artigo que recomendava o jeans Levi's® 501® para as leitoras que passavam férias em ranchos, ajudando a aumentar a popularidade e credibilidade do modelo.
Também, grandes nomes do cinema apareceram nas telas vestindo o jeans inovador, como John Wayne, em 1939, que usou um 501® Originals com a barra dobrada no filme "No Tempo das Diligências" (Stagecoach). Foi então que começou a fama da peça e sua forma de usar em Hollywood.
Após a Segunda Guerra Mundial, a 501® ganhou ainda mais destaque, deixando de ser uma simples roupa de trabalho. As calças, com pernas um pouco mais estreitas e sem a fivela traseira e suspensórios, agora eram vistas como roupas casuais, marcando a história em muitos os segmentos.
Soldados que retornavam da guerra, grupos de motociclistas, artistas, músicos e a juventude da época adotaram o 501® Originals por seu estilo utilitário e durável, e transformou o jeans em uma verdadeira declaração dos movimentos de contracultura, reforçados por Marlon Brando no filme "O Selvagem" (The Wild One), de 1953.
A Levi’s® acabou virando uma espécie de tradução do estilo americano clássico e despojado. Desde sua invenção por Levi Strauss & Co. em 1873, o jeans Levi’s® tornou-se uma das roupas mais reconhecidas e imitadas no mundo (está disponível em mais de 110 países)- capturando a imaginação e a fidelidade das pessoas por várias gerações.
NO BRASIL 100 ANOS DEPOIS
No Brasil, a tradicional calça jeans, foi patenteada em 1873 pela Levi’s Strauss & Co., marca norte-americana fundada em 1853 só chegou 100 anos depois, em 1952. Ano passado ao completar 50 anos de Brasil, a Levi’s decidiu celebrar gerações e lançar peças.
Shorts e calças femininos contemporâneos, resgatando a estética do final dos anos 90, a coleção foi nomeado de 501 90’s. (o modelo 501, foi a primeira peça da Levi’s). E na comemoração uma celebração das histórias de personalidades globais com a marca.
Nos anos 60, a calça 501® era um item básico das subculturas em todos os lugares, estando presente no Woodstock, no movimento dos Direitos Civis e nos protestos no Vietnã, bem como no Reino Unido, era usada tanto pelos Mods como pelos Rockers, embora houvesse rivalidade entre os grupos.
O modelo também era bem comum de ser visto em filmes icônicos e em capas de discos, como ocorreu em um álbum do cantor Bob Dylan. Era um símbolo tão forte da juventude e da contracultura que chegou a ser banida de escolas, fazendo com que os adolescentes quisessem ainda mais ter seus 501®.
Ao longo dos anos 70 e 80, as peças em jeans eram usadas a nível mundial, compondo tanto a alta costura quanto a moda popular. Astros do rock como Kate Bush e Kim Gordon preferiam o tecido rasgado, enquanto as estrelas do hip-hop como Run D.M.C. e o N.W.A vestiam-se com os jeans escuros e alinhados.
Tornaram-se tão comuns e adorados que magnatas da tecnologia como Steve Jobs as incluíram em seus guarda-roupas. E, na mesma linha, as calças eram preferidas por motoqueiros de Oakland e por Bo-Bos (sigla em francês para burguês-boêmio) em Paris.
Em 1999, o jeans 501® conquistou a nomeação “item de moda do século 20” pela Revista Time, e manteve seu sucesso como ícone global até o século 21. Hoje, a Levi's® continua impactando a história com novas criações que, muitas vezes, derivam do 501® Originals, e agora pretende trazer um outro olhar para os fãs mais jovens da marca, construindo uma nova base sem perder aspectos de sua herança por meio de ações que unam personalidades influentes dessa geração.
FESTA DO SESQUICENTENÁRIO
Em outubro do ano passado, uma calça jeans Levi’s da década de 1880 foi leiloada em uma pequena cidade do Novo México, nos Estados Unidos, por mais de US$ 87.000 (aproximadamente R$ 400 mil). Os jeans – encontrados em uma mina abandonada por um “arqueólogo de jeans” – foram comprados por Kyle Hautner, de 23 anos, e Zip Stevenson, um veterano do mercado de jeans vintage.
E o que dá início à celebração do 150º aniversário do jeans 501® são os lançamentos dos filmes que constroem a campanha “A Maior História Já Vestida” (The Greatest Story Ever Worn).
A ação reunirá curtas-metragens dirigidos por Martin de Thurah e Melina Matsoukas que exploram histórias originais e verídicas de todo o mundo envolvendo o jeans 501® e seu papel em inúmeros momentos históricos, culturais e pessoais a fim de inspirar uma nova geração a escrever o próximo capítulo.
Através da campanha “A Maior História Já Vestida”, vamos celebrar o legado do 501®, sua abrangência incomparável e relevância global, além de inspirar a próxima geração a criar novos momentos", explica Chris Jackman, VP de Brand Marketing da Levi's®.
Os filmes irão abordar histórias inacreditáveis como quando os jeans 501® chegaram a Kingston, na Jamaica, durante a década de 70 e o país transformou em algo exclusivamente seu, ou quando um fiel usuário de Levi's® pediu para ser enterrado com seu 501®, além de desejar também que os participantes do funeral estivessem vestidos com ela.
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