Pravaler compra a carteira de financiamento estudantil do Ser Educacional
A Educred é uma empresa pertencente ao grupo Ser Educacional que agora poderá se concentrar apenas naarea de educação.
Por R$ 80 milhões, o Pravaler, uma plataforma de negócios há mais de 20 anos na área de crédito estudantil privado do Brasil e que tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú, adquiriu carteira de financiamento da Educred, empresa pertencente ao grupo Ser Educacional com potencial de faturamento de R$ 150 milhões até 2026 fortalecendo a plataforma que agora passa a contar com mais de R 1,5 bilhão sob gestão.
A iniciativa impulsiona a estratégia do negócio do Pravaler em promover sua frente B2B, que tem investido esforços no aumento do portfólio de produtos e serviços com foco na captação, retenção e soluções de tecnologia para as instituições de ensino. Desta forma os alunos do Ser Educacional deixam de ter o financiamento de seu cvredito estudantil por um empresa do proprio grupo passando a operar com a Pravaler.
A empresa também estruturou uma área de Novos Negócios, responsável por produtos como o Crédito para empresas que evidencia os novos rumos da empresa. Para o CPO do Pravaler, Rafael Baddini “a aquisição demonstra ainda mais nossa expertise em gestão financeira e a relação de confiança que temos com nossos parceiros”.
A compra está associada à emissão de mais de R 270 milhões em FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), realizada em parceria com o Banco BV de modo a ampliar o portfólio de produtos do Pravaler e viabiliza uma grande oportunidade para o mercado de educação”.
Para João Aguiar, CFO da Ser Educacional, como a transação atesta a solidez da carteira de crédito do Educred em uma negociação que será positiva para acelerar o planejamento de ambas as empresas e demonstra que é possível fazer crédito estudantil privado no Brasil, com produtos bem elaborados e focados em atender as necessidades dos alunos".
O Pravaler é atualmente a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira.
Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional (B3 SEER3) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em uma base consolidada de aproximadamente 307,2 mil alunos.