Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Noronha precisa ser showroom do ecoturismo de Pernambuco. Mas custa caro para ser mantido e preservado

Noronha pode ser um lugar ideal para se testar nova tecnologias de geração de energia limpa, fazer pesquisas de ponta de reciclagem de resíduos de modo à ilha seja o Estado da Arte da preservação.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 23/03/2023 às 0:05
Azul Linhas Aéreas / divulgação
RESTRIÇÃO Após proibição da Anac, apenas aviões a turboélice podem pousar em Fernando de Noronha. - FOTO: Azul Linhas Aéreas / divulgação

O presidente Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira, no Recife, o decreto de acordo de gestão compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha. Resolveu um imbróglio político que precisou a atuação do ministro do STF, Ricardo Lewandowsky pondo fim a uma disputa judicial no qual a União reivindicava o domínio sobre o arquipélago, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e área fundamental de proteção ambiental.

Foi uma vitória do bom senso porque, com isso, se estabelecem marcos claros para a preservação de arquipélago, para a gestão urbana e para a volta de investimentos do Estado, da União e demais órgãos focado na proteção na ilha. De fato, não fazia qualquer a ação impetrada pelo governo anterior. Até porque, na hora de bancar as despesas decorrentes desse pleito não houve propostas firmes.

Feito o acordo, definidas as competências chegou a hora de fazer contas sobre o que Pernambuco deseja para o destino Fernando de Noronha a começar pela acessibilidade e controle de visitantes. Hoje, devido às restrições impostas pela situação da pista do aeroporto, se o presidente quisesse visitar o arquipélago não poderia pousar nele. Mas quando ela tiver recuperado não se deva liberar geral o acesso a ilha.

Para a governadora de Pernambuco chegou o momento de, também, estabelecer marcos para que o Estado, de fato, controle Fernando de Noronha. Esta semana, o governo estabeleceu que número de turistas na ilha, por ano, deve ser de até 132 mil pessoas devendo se definir os casos de servidores e profissionais de áreas diversas que não vão para fazer turismo no local.

Apesar das preocupações das entidades que representam empreendimentos em funcionamento regular no arquipélago é preciso deixar claro que Fernando de Noronha não é um destino a ser explorado pelo seu potencial de acolhimento. É os empreendimentos em funcionamento regular no arquipélago precisam de acompanhamento rigoroso e restritivo por parte do Estado. Não cabe o conceito de ampliação da oferta de acomodação porque aumentou a procura. Até porque manter a gestão da ilha custa muito caro ao Estado.

O problema é que por muitos anos e falta de controle, inclusive do Estado e da União, Noronha virou um lugar de lazer para visitantes que estavam ocupando cargos no poder. Esse comportamento abriu espaços para todo tipo de ocupação indevida como a existência de estabelecimentos irregulares que foram se acomodando.

A vantagem do acordo é que agora se pode estabelecer limites e compromissos. Noronha pode ser um lugar ideal para se testar nova tecnologias de geração de energia limpa, fazer pesquisas de ponta de reciclagem de resíduos de modo à ilha seja o Estado da Arte da preservação. Isso, naturalmente, pode comprometer interesses apenas comerciais e de grupos que vêm o lugar como um ambiente privado a ser ocupado. Não é.

E em algumas situações o governo terá que ser firms de modo a preservá-la. Não pode haver espaço para tolerância com comportamentos de degradação em nome do aproveitamento de um falso potencial turístico. O que só aumenta a responsabilidades do governo, dos empreendedores dos pesquisadores que nela trabalham e dos seus nativos.

Beautycare.BR

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), levarão grupo de 60 pequenas empresas brasileiras para a feira In Cosmetics Global 2023, em Barcelona, Espanha, entre os dias 28 a 30 de março.

Varejo Coty

A Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo, com portfólio de marcas icônicas, está entrando no mercado de fragrâncias de massa no varejo brasileiro. Vai lançar as linhas Adidas, David Beckham, Gabriela Sabatini, Good Kind Pure, Katy Perry Parfums disponibilizando 15 itens e apostando na categoria que responde a 94% do segmento de fragrâncias, com faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões com opções de fragrâncias masculinas e femininas.

Coelho da Páscoa

A empresa Cobasi suspendeu, pelo sexto ano consecutivo, as vendas de coelhos e roedores nas datas próximas às comemorações da Páscoa. A campanha “Coelho Não É Brinquedo” começou ontem e vai até p dia 10 de abril nas mais de 185 lojas da empresa no Brasil. O objetivo é evitar compras por impulso para presentear crianças.

Esposende Cabo

A rede de sapatarias pernambucana Esposende Calçados inaugura ampliação de sua loja no Shopping Costa Dourada dobrando área de vendas e passando a contar com maior variedade de produtos. Fundada no Recife, a Esposende possui mais de 70 lojas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Revendedores

Hoje e amanhã, o Recife sedia XV Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste realizado pelo Sindicombustíveis-PE, em parceria com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes - Fecombustíveis, com a presença de mais de 500 revendedores com atuação na Região.

Carrefour

O Shopping Guararapes receberá uma unidade do Carrefour hipermercados passando a ocupar o espaço do antigo Big Bompreço que operava no centro de compras desde sua inauguração como principal loja ancora. Terá ampla variedade de produtos, incluindo alimentos, eletrônicos, vestuário e outros.

Comentários

Últimas notícias