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Fiscalização da Alibaba, Shein e Shoppe reduzirá receita dos Correios, que distribui as pequenas encomendas

Nos últimos anos, o negócio não cresceu apenas nas três empresas chinesas, mas especialmente nos Correios que em 2020 fecharam o ano com receitas operacionais de R$ 17,45 bilhões.

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Fernando Castilho

Publicado em 17/04/2023 às 16:20 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:29
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As mudanças do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no sentido de permitir à Receita Federal identificar os CPFs que movimentam volumes elevados de compras e podem estar utilizando, de maneira ilegal, a regra da isenção de impostos para produtos importados que custam até US$ 50, terão um forte impacto nas receitas dos Correios, que nos últimos anos se tornaram o principal canal de distribuição das mercadorias.

No ano passado, a maior parte dos R$ 20,48 bilhões obtidos pelos Correios como receitas operacionais veio desse tipo de entrega, aliás, um dos novos serviços que a empresa passou a operar no mercado.

Os Correios Log Supri é um serviço customizado que oferece a gestão completa da sua cadeia logística de suprimentos e utiliza a estrutura dos Correios desde o recebimento do material nos armazéns até a distribuição.

Ele foi desenhado para atender a Tribunais, o Governo Federal e governos Estaduais, Bancos públicos, Órgãos de trânsito, Agências Reguladoras, Autarquias e Concessionárias. Mas ele pode ser customizado para organizações não governamentais (ONGs), associações, entidades do Sistema S (Senac, Senai, Senat e Sebrae) e empresas.

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Milhões de pacotes vindos a China - Divulgação

Foi por esse serviço que os consumidores da Alibaba, Shein e Shopee passaram a receber suas encomendas, até porque a fiscalização é em modalidades de conferência amostral ou exaustiva de paletes e itens, enquanto a sua armazenagem se dá em posições porta-paletes, totalmente monitorada.

Esse tipo de serviço fechou a cadeia que as plataformas chinesas precisavam no Brasil porque nenhuma outra companhia tinha a rede que os Correios possuem outros serviços como SEDEX, Exporta Fácil, Telegrama, e-Carta, além de serviços internacionais de envio de documentos e o Vale Postal Eletrônico Nacional e Internacional.

Nos últimos anos, o negócio não cresceu apenas nas três empresas chinesas, mas especialmente nos Correios, que em 2020 fecharam o ano com receitas operacionais de R$ 17,45 bilhões, que subiram para R$ 22,06 bilhões, em 2021 e, ano passado, ficaram em R$ 20,48 bilhões.

Na prática, embora empresas como Mercado Livre, Fedex e DHL tenham serviços de entrega, são os Correios quem tem a maior capilaridade necessária para entregar a encomenda.

Foi essa rede que abriu uma avenida de oportunidades que desde 2020 vem se ampliando de modo que os Correios aproveitaram a visita da delegação do governo e empresários brasileiros à China, para comunicar a assinatura de um memorando de entendimentos com os chineses da Cainiao Network, o braço de logística do Alibaba Group Holding Limited.

No caso da Alibaba e segundo acordo, os Correios vão cuidar exatamente da “última milha” da Cainiao no Brasil, que cresceu mais de 70% em março quando as concorrentes também cresceram nesse segmento. Ainda não se sabe se as demais empresas pretendem estreitar suas relações com os Correios no Brasil a Cainiao tem oito voos fretados de carga semanais da China para o Brasil.

Ele já construiu centros de distribuição automatizados, armazéns no exterior e armários de coleta automática em países como Brasil, Chile e México. No caso do avião, esse tipo de serviço é facilitado pelo tamanho dos pellets. Shein e Shoppe preferem concentrar as encomendas de milhões de pacotes em contêineres vindos por navios.

Curiosamente, o anúncio da parceria entre Correios e o braço de logística do Alibaba se deu quando Fernando Haddad anunciou que vai apertar a fiscalização sobre os marketplaces que vendem mercadorias importadas, em especial vindas da Ásia.

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Remessa de pacotes vindos da China. - Divulgação

Segundo a instrução normativa da Receita Federal n 2124, os Correios terão que encaminhar à Receita, dois dias antes da chegada de toda remessa postal ao País, um formulário com 37 informações do comprador (como CPF, valor da compra e descrição completa do conteúdo). Ou seja, acaba aquele diferencial de serviço que os Correios oferecem de aos clientes com conferência amostral ou exaustiva de paletes e de itens.

De qualquer forma, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos está apostando na parceria. Ele disse que essa cooperação mútua será um grande passo na otimização das operações logísticas dos Correios e da Cainiao. O presidente da Cainiao, Wan Lin também comemorou.

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