Fábrica de Mondelez em Vitória de Santo Antão tem nova ampliação nas linhas de Bis e Sonho de Valsa
A Mondelez Brasil vai aprimorar projetos de inovação para reduzir a emissão de carbono e cumprir o compromisso público de Net Zero até 2050
Dona de marcas líderes como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras, a Mondelez Brasil, considerada o motor de crescimento da companhia na América Latina, anunciou que vai investir R$ 1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, e Curitiba, no Paraná.
A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) receberá atenção especial, com aumento de 50% da capacidade de produção das suas linhas de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco. Já para a fábrica de chocolates da Mondelez International, em Curitiba, o aumento será de 20%.
Será a 6ª ampliação da planta inaugurada em 2011, e que vem se tornando um grande complexo produtivo da gigante internacional Mondelez International, Inc. com vendas em aproximadamente 150 países ao redor do mundo e receita líquida de cerca de US$ 31,5 bilhões em 2022.
Liderada por uma mulher, Cibele de Souza, a planta de Pernambuco, segundo o presidente da companhia no país, Liel Miranda, se tornou um dos drivers para o cumprimento da Visão 2030, estratégia da empresa para crescer, no ponto de vista global, duplo dígito nos próximos anos.
O projeto de investimento inclui a entrada em novas categorias e práticas sustentáveis também farão parte desta agenda. O investimento será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no ano passado.
A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) já foi eleita pela Mondelez International como a melhor planta da companhia na América Latina.
“Nosso investimento contempla não só a expansão da capacidade das nossas operações, como também o nosso olhar estratégico para crescimento inorgânico, orgânico, com entrada em novas categorias. Tudo isso dentro do nosso propósito de fazer o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa”, destaca Liel Miranda.
O valor será direcionado, principalmente, para as linhas de chocolate - responsável por 30,8% do market share da companhia no ano passado - e biscoitos.
Parte dos recursos anunciados será direcionada à sustentabilidade, com ações capazes de transformar práticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento social do ecossistema do negócio. “Temos o objetivo de avançar na construção de uma empresa de snacks mais sustentável, fundamentada na criação de valor para o negócio.”, enfatiza o executivo.
Entre as iniciativas com este foco está o programa Investindo com Propósito, que tem como objetivo fomentar a economia local e incentivar fornecedores diversos e inclusivos, como o Cocoa Life, que busca melhorar a produtividade, rentabilidade dos produtores, aprimorarem o manejo do cultivo de cacau e exportar inovações e tecnologia para o setor do cacau também fará parte do cronograma de investimento.
“Como grande produtora de chocolate, sabemos da importância de um cultivo socioeconômico responsável. Nosso compromisso é construir uma produção de cacau no Brasil que seja primeiro, sustentável e segundo, que abasteça toda a necessidade de cacau da companhia no país”, completa o executivo.
Além disso, a Mondelez Brasil vai aprimorar projetos de inovação para reduzir a emissão de carbono e cumprir o compromisso público de Net Zero até 2050.
O Brasil é um dos principais motores de crescimento da Mondelez International e, como o 4º maior mercado do mundo, a empresa continua trabalhando para melhorar seus níveis competitivos. Para garantir um crescimento sustentável e construir uma cadeia de suprimentos de classe mundial, a empresa revisou seu processo de fabricação e decidiu intensificar e otimizar seu modelo de produção com foco em fábricas multi categorias.
“A produção de 100% dos nossos snacks, feitos em nossas duas fábricas no Brasil, é feita de maneira limpa, já que a fonte de energia é advinda de fontes eólicas e solares. Além disso, quando falamos de redução de carbono, posso dizer que encerramos 2022 com uma redução de 18,2% comparado ao mesmo período de 2018”, pontua Liel Miranda.
A companhia também segue focada em oferecer ao consumidor produtos em diferentes formatos e tamanhos, seja para consumo individual, em pequenas porções, ou em embalagens promocionais e tamanho família.
“Estamos sempre atentos ao comportamento do mercado, buscando identificar novas ocasiões de consumo e de compra. Dessa forma, conseguimos desenvolver alternativas que vão desde o consumo imediato até o abastecimento da despensa”, finaliza o executivo.
A Mondelez International se orgulha por ter sido reconhecida pelo mercado no ranking das 25 Top Companies do LinkedIn em 2022, como uma das melhores empresas para se trabalhar.
A companhia possui compromissos com diversidade, equidade, inclusão corporativa e sustentabilidade, dentre elas, é integrante do MOVER-Movimento pela Equidade Racial, sendo também reconhecida com o Prêmio WEPs BRASIL 2021–Empresas Empoderando Mulheres, da ONU Mulheres, faz parte do Pacto Global ONU e além disso, tem como prioridade importantes compromissos globais como tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025.
Segundo Cibele de Souza, "além de ações de inovação e sustentabilidade, que são de extrema importância pra o nosso aumento de capacidade, nossa operação em Vitória de Santo Antão". Segundo a executiva o investimento novo prevendo aumento da capacidade de fabricação, podendo gerar novas vagas de emprego até 2025 consolidando a posição de liderança no Brasil.
Atualmente, toda produção de biscoitos fabricados pela companhia no país são fabricados na unidade de Vitória de Santo Antão, que é uma das categorias prioritárias da Mondelez. E pela segunda vez consecutiva, sua fábrica de Vitória de Santo Antão, responsável pela produção de 100% dos biscoitos da companhia no Brasil, como a melhor da companhia na América Latina, entre as oito fábricas na região. Tem um time 100% brasileiro e é dirigida por uma mulher Cibele Esteves.
A presença de Cibele de Souza no comando a planta de Pernambuco não é fato isolado. A Mondelez International reforça o seu compromisso com a equidade de gênero e anuncia meta para 2024. A companhia quer ocupar 50% de cargos de liderança, que hoje está em 47% no Brasil.
A iniciativa promove o avanço em diversidade, inclusão, representatividade e pertencimento em todas as áreas em que atua no país. Além disso, o Centro de tecnologia da Mondelez Brasil é composto 75% por mulheres.
Após cinco meses de seleção, mentorias, networking e muita troca de experiência, o Desembala, programa de inovação aberta da Mondelez Brasil em parceria com a Liga Ventures rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas, finaliza o primeiro ciclo do projeto de aceleração com a escolha de sete startups com soluções para o varejo. Foram mais de 200 startups inscritas.