Fábrica da Mondelez em Vitória de Santo Antão deve gerar 180 novas vagas de emprego até 2025
Fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) receberá atenção especial, com aumento de 50% da capacidade de produção das suas linhas de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco
A Mondelez Brasil, dona de marcas líderes como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras, considerada o motor de crescimento da companhia na América Latina, anunciou que vai investir R$ 1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, e Curitiba, no Paraná.
A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) receberá atenção especial, com aumento de 50% da capacidade de produção das suas linhas de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco. Já para a fábrica de chocolates da Mondelez International, em Curitiba, o aumento será de 20%.
"Estamos prevendo um aumento de 50% na nossa capacidade de fabricação de wafer, podendo gerar até 180 novas vagas de emprego até 2025, consolidando a nossa posição como líder de snacks no Brasil", detalha a diretora da Fábrica da Mondelez em Vitória, Cibele de Souza.
Esta será a 6ª ampliação da planta inaugurada em 2011, e que vem se tornando um grande complexo produtivo da gigante internacional Mondelez International, Inc. com vendas em aproximadamente 150 países ao redor do mundo e receita líquida de cerca de US$ 31,5 bilhões em 2022.
Liderada por Cibele de Souza, a planta de Pernambuco, de acordo com o presidente da companhia no país, Liel Miranda, se tornou um dos drivers para o cumprimento da Visão 2030, estratégia da empresa para crescer, no ponto de vista global, duplo dígito nos próximos anos.
O projeto de investimento inclui a entrada em novas categorias e práticas sustentáveis também farão parte desta agenda. O investimento será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no ano passado.
A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) já foi eleita pela Mondelez International como a melhor planta da companhia na América Latina.
“Nosso investimento contempla não só a expansão da capacidade das nossas operações, como também o nosso olhar estratégico para crescimento inorgânico, orgânico, com entrada em novas categorias. Tudo isso dentro do nosso propósito de fazer o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa”, destaca Liel Miranda.
O valor será direcionado, principalmente, para as linhas de chocolate - responsável por 30,8% do market share da companhia no ano passado - e biscoitos.
Parte dos recursos anunciados será direcionada à sustentabilidade, com ações capazes de transformar práticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento social do ecossistema do negócio. “Temos o objetivo de avançar na construção de uma empresa de snacks mais sustentável, fundamentada na criação de valor para o negócio.”, enfatiza o executivo.
Entre as iniciativas com este foco está o programa Investindo com Propósito, que tem como objetivo fomentar a economia local e incentivar fornecedores diversos e inclusivos, como o Cocoa Life, que busca melhorar a produtividade, rentabilidade dos produtores, aprimorarem o manejo do cultivo de cacau e exportar inovações e tecnologia para o setor do cacau também fará parte do cronograma de investimento.
“Como grande produtora de chocolate, sabemos da importância de um cultivo socioeconômico responsável. Nosso compromisso é construir uma produção de cacau no Brasil que seja primeiro, sustentável e segundo, que abasteça toda a necessidade de cacau da companhia no país”, completa o executivo.
Além disso, a Mondelez Brasil vai aprimorar projetos de inovação para reduzir a emissão de carbono e cumprir o compromisso público de Net Zero até 2050.
O Brasil é um dos principais motores de crescimento da Mondelez International e, como o 4º maior mercado do mundo, a empresa continua trabalhando para melhorar seus níveis competitivos. Para garantir um crescimento sustentável e construir uma cadeia de suprimentos de classe mundial, a empresa revisou seu processo de fabricação e decidiu intensificar e otimizar seu modelo de produção com foco em fábricas multi categorias.
“A produção de 100% dos nossos snacks, feitos em nossas duas fábricas no Brasil, é feita de maneira limpa, já que a fonte de energia é advinda de fontes eólicas e solares. Além disso, quando falamos de redução de carbono, posso dizer que encerramos 2022 com uma redução de 18,2% comparado ao mesmo período de 2018”, pontua Liel Miranda.
A companhia também segue focada em oferecer ao consumidor produtos em diferentes formatos e tamanhos, seja para consumo individual, em pequenas porções, ou em embalagens promocionais e tamanho família.
“Estamos sempre atentos ao comportamento do mercado, buscando identificar novas ocasiões de consumo e de compra. Dessa forma, conseguimos desenvolver alternativas que vão desde o consumo imediato até o abastecimento da despensa”, finaliza o executivo.
A Mondelez International se orgulha por ter sido reconhecida pelo mercado no ranking das 25 Top Companies do LinkedIn em 2022, como uma das melhores empresas para se trabalhar.
A companhia possui compromissos com diversidade, equidade, inclusão corporativa e sustentabilidade, dentre elas, é integrante do MOVER-Movimento pela Equidade Racial, sendo também reconhecida com o Prêmio WEPs BRASIL 2021–Empresas Empoderando Mulheres, da ONU Mulheres, faz parte do Pacto Global ONU e além disso, tem como prioridade importantes compromissos globais como tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025.
Segundo Cibele de Souza, "além de ações de inovação e sustentabilidade, que são de extrema importância pra o nosso aumento de capacidade, nossa operação em Vitória de Santo Antão". Segundo a executiva o investimento novo prevendo aumento da capacidade de fabricação, podendo gerar novas vagas de emprego até 2025 consolidando a posição de liderança no Brasil.
Atualmente, toda produção de biscoitos fabricados pela companhia no país são fabricados na unidade de Vitória de Santo Antão, que é uma das categorias prioritárias da Mondelez. E pela segunda vez consecutiva, sua fábrica de Vitória de Santo Antão, responsável pela produção de 100% dos biscoitos da companhia no Brasil, como a melhor da companhia na América Latina, entre as oito fábricas na região. Tem um time 100% brasileiro e é dirigida por uma mulher Cibele Esteves.
A presença de Cibele de Souza no comando a planta de Pernambuco não é fato isolado. A Mondelez International reforça o seu compromisso com a equidade de gênero e anuncia meta para 2024. A companhia quer ocupar 50% de cargos de liderança, que hoje está em 47% no Brasil.
A iniciativa promove o avanço em diversidade, inclusão, representatividade e pertencimento em todas as áreas em que atua no país. Além disso, o Centro de tecnologia da Mondelez Brasil é composto 75% por mulheres.
Após cinco meses de seleção, mentorias, networking e muita troca de experiência, o Desembala, programa de inovação aberta da Mondelez Brasil em parceria com a Liga Ventures rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas, finaliza o primeiro ciclo do projeto de aceleração com a escolha de sete startups com soluções para o varejo. Foram mais de 200 startups inscritas.