O projeto Itaú Mulher Empreendedora (IME) um empreendimento social que juntou o Itaú Unibanco com a International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Grupo Banco Mundial está completando 10 anos com números bem interessantes: Ele impactou mais de 800 mil brasileiras com iniciativas de capacitação, mentoria, aceleração de negócios e ampliação das redes de relacionamento para impulsionar o crescimento de empresas lideradas por mulheres.
A data fechada serviu de oportunidade para se lançar um pacote de novas ações comemorativas ao longo do ano, porém focadas no fortalecimento do empreendedorismo feminino dando foco especial a mulheres pretas e pardas do Norte e Nordeste do Brasil.
Uma dessas ações é o Itaú Mulher Empreendedora Capacita, uma sequência de workshops presenciais em dez capitais, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, organização de apoio ao empreendedorismo feminino com expertise nesse tipo de intervenção.
O nome de combate é “IME Capacita” focado na capacitação. O “Venda Vencedora” é voltada para incremento de vendas e atitude empreendedora, gerando oportunidades de conexão entre mulheres líderes de negócios.
Segundo Bruno Crepaldi, superintendente de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, as parcerias para aceleração de negócios permitiu ao projeto ter aproximadamente 28 mil mulheres inscritas no programa. O banco também deseja ter uma presença forte do Nordeste do Brasil e um desses projetos vai reunir empreendedoras afrodescendentes.
Ele lembra que a parceria com a Rede Mulheres Empreendedoras, que já está junto com o banco desde o início do Itaú Mulher Empreendedora agrega dois novos projetos um deles focado na capacitação de venda e emprego e a disponibilização de capital semente de R$ 2 mil onde 115 delas tendo a oportunidade de receber também acompanhamento de longo prazo pra desenvolvimento do seu negócio.
Esses projetos foram também incluídos na agenda do Itaú para inclusão financeira de micro e pequenas empreendedoras e para melhoria da gestão financeira de seus negócios. A meta do projeto é chegar a 500 mulheres, sendo 50 por cidade.
A primeira lista de cidades inclui Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), São Luis (MA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Maceió (AL) e Natal (RN).
Faz sentido. O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas empreendendo. Segundo o Sebrae em 2022, chegou-se a 30 milhões de donos e donas de negócio, onde mais de 10,3 milhões (34,4%) eram mulheres.
A grandeza no número reflete o tamanho dos desafios. Primeiro, as dificuldades com gestão financeira. Depois o acesso a crédito. E as dificuldades de estabelecimento de redes e cooperação entre os elos de suas cadeias de atuação.
Tem mais: Elas se ressentem da falta de referências femininas em suas trajetórias profissionais, seja para mentoria ou como inspiração, de acordo com levantamento feito pelo próprio Banco Itaú.
A diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, entende que ao apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, a instituição não sé está criando oportunidades de geração de renda, emprego e independência financeira para as mulheres, mas gerando impacto positivo para o seu entorno e a comunidade.”
Como ela, o executivo Rogério Santos, da IFC responsável por Instituições Financeiras no Brasil e no Cone Sul diz que “ a parceria de longa data entre IFC e Itaú, que envolveu investimentos e projetos de consultoria, demonstrou que apoiar as empreendedoras brasileiras traz resultados concretos para a criação de empregos, geração de renda, e melhoria de qualidade de vida”.
Tem mais gente envolvida. A Founder e CEO da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes é uma entusiasta do projeto Itaú Mulher Empreendedora. “Foi um jornada pessoal. Ajudei a criar junto com a RME, um histórico de impacto significativo na vida de milhares de mulheres. Isso permitiu significar o S, do ESG, colocado na prática. Servindo de exemplo para outras iniciativas", diz a executiva.
A parceira do Itaú Mulher Empreendedora com a Rede Mulher Empreendedora, vai possibilitar lançou o “Empreenda e Renda”, um programa de capacitação baseada em três etapas: Conteúdo (oficinas digitais e presenciais), Mentorias (apoiando mulheres na abertura e condução de seus negócios) e Capital Semente (apoio financeiro para participantes com negócios de alto potencial). A meta é capacitar 30 mil mulheres.
Ainda este ano, no segundo semestre, o Banco Itaú vai lançar o Imentora Empreendedoras: programa de voluntariado corporativo para que colaboradores possam ser mentores voluntários de empreendedoras. A ação vai abrir 300 vagas para empreendedoras participarem.
Uma outra parceria, desta vez com a Preta Comunicação, uma agência nordestina formada por mulheres pretas de Salvador, vai desenvolver uma vertical de criadoras de conteúdo para divulgar e amplificar as iniciativas de apoio ao empreendedorismo entre mulheres do Norte e Nordeste. O foco é que estas criadoras selecionadas sejam embaixadoras do programa Itaú Mulher Empreendedora.