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Nordeste concentra mais da metade de mães empreendedoras do País

O Itaú Unibanco tem apostado cada vez mais no empreendedorismo nordestino.

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Fernando Castilho

Publicado em 15/05/2023 às 13:00 | Atualizado em 16/05/2023 às 17:05
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Uma pesquisa "Perfil das Mulheres Empreendedoras do Nordeste", lançada em abril pela Be.Labs, aceleradora de negócios e mentoria de empreendimentos femininos do Nordeste, trouxe à tona dados que mostram as principais dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras nordestinas: Ela aponta que, 71,7% delas têm filhos e que 26,1% sentem dificuldade em conciliar trabalho, tarefas domésticas e cuidado com os dependentes

O Banco Itaú que atua em progrmas de empreendedorismo no Nordeste aposta nesse nicho de mercado que segundo dados do levantamento da Be.Labs mostra que 48,7% das mulheres empreendedoras são chefes de família, no Nordeste, este percentual sobe para 52%.

No ano passado, o banco Itaú registrou um aumento de mais de 100% na contratação de crédito para micro-empreendedores do Nordeste do país (maio 21 x maio 22).

“Ao fornecer linhas de crédito, como o microcrédito, para micro-empreendedores, que são majoritariamente mulheres, é possível identificar os impactos positivos que programas como esses podem gerar na nossa sociedade e principalmente nas famílias dessas pessoas, por isso, estamos cada vez mais focados em apoiar essa rede”, afirma Maira Moreno Machado, Superintendente de Microcrédito do Itaú Unibanco.

Flaira Alves, da InspirArte, é uma delas. Formada em economia, Flaira trocou a estabilidade e segurança do CLT pelo empreendedorismo para acompanhar de perto o desenvolvimento dos seus filhos. A proposta de negócio surgiu de sua expectativa de comprar itens criativos para comemorar os aniversários de sua primeira filha.

VEJA A PESQUISA DA BE.LABS

“Via coisas lindas na internet, mas que não chegavam na minha região (Imperatriz-MA)”. Ela resolveu criar o próprio negócio desenvolvendo artes de papelaria para decoração de festas infantis, além de fazer parceria com diversas doceiras da região.

Com a segunda gravidez, Flaira desenvolveu lembrancinhas de maternidade para celebrar o nascimento do filho, e aproveitou para comercializá-las em seu negócio posteriormente.

O projeto evoluiu em 2017 inaugurou sua loja e passou a contar com mais profissionais para ajudar a atender as demandas. Até que a pandemia chegou e com ela novos desafios.

Em 2020, sem encomendas de decorações para festas, Flaira Alves fechou o ateliê e voltou a trabalhar de casa. Buscou por outro nicho de papelaria e se especializou na encadernação, desenvolvendo artes personalizadas para atender demandas de outras mães.

Divulgação

Microcrédito do Itaú Unibanco - Divulgação

Para esta transformação, Flaira contou com o apoio do microcrédito Itaú e pode expandir seus produtos personalizados também para gestantes e para a saúde da mulher. Com dinheiro em caixa, pode investir na compra de insumos em grande escala, o que lhe permitiu não só entregar variedade de produtos para suas clientes, como comprar maquinário que lhe possibilitasse economizar em média cinco dias de confecção.

“Hoje eu tenho muitos clientes médicos que fazem encomendas em larga escala, com a quantidade de insumos e papeis que tenho à mão e com o maquinário adequado confecciono 20 cadernetas em dois dias e antes levava 7” diz a empresária.

Flaira Alves continua trabalhando de casa, acompanha a rotina escolar dos filhos de perto e atende clientes de todo o País de forma online, pelo Instagram e WhatsApp. Seu próximo passo será contar novamente com a tomada do Microcrédito Itaú para inovar mais uma vez.

“Já tenho uma nova idéia em produção que vai ajudar muitas mães no cuidado com os filhos especiais”.
Datas comemorativas, como o Dia das Mães, acabam sendo uma oportunidade para muitas micro-empreendedoras. Com o aumento da procura por itens de vestuário, produtos artesanais, confeitaria, higiene pessoal, decoração etc., muitas empreendedoras recorrem a empréstimo de crédito, como microcrédito, para adquirir mais matéria-prima ou até mesmo para modernização de seus pólos físicos com o intuito de fomentar a melhoria ou crescimento de seu negócio.

O Itaú Unibanco tem apostado cada vez mais no empreendedorismo nordestino e intensificado o acesso ao crédito produtivo para apoiar o crescimento sustentável de micro-empreendedores da região.

Com proposta de disponibilizar o dinheiro na conta do cliente em poucos minutos após a contratação do crédito, o banco registrou nos últimos meses de 2023 aumento de 42% em sua base de clientes e de 36% em sua carteira.

Outro grande diferencial que o banco vem apostando para incentivar o empreendedorismo no Nordeste do país é a composição de 100% de sua força comercial por parceiros autônomos, especializados na oferta de microcrédito.

Este ano, o projeto Itaú Mulher Empreendedora (IME) celebra em 2023 dez anos de história, ao longo dos quais impactou mais de 800 mil brasileiras com suas iniciativas de capacitação, mentoria, aceleração de negócios e ampliação das redes de relacionamento para impulsionar o crescimento de empresas lideradas por mulheres.

Nascido da parceria entre o Itaú Unibanco e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, o programa vai lançar uma série de ações comemorativas ao longo deste ano voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino dando foco especial a mulheres pretas e pardas do Norte e Nordeste do Brasil.

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