Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
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Coluna JC Negócios

Transnordestina virou um trauma pernambucano ao longo de vários governos desde seu lançamento

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse, na Rádio Jornal, que se houver condições de Pernambuco buscar um parceiro, vai apoiar

Fernando Castilho
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Fernando Castilho
Publicado em 20/05/2023 às 0:05 | Atualizado em 20/05/2023 às 9:42
Miva Filho
A governadora Raquel Lyra reunida no Palácio do Campos das Princesas com o ministro Renan Filho e secretários de Estado - FOTO: Miva Filho

Eleito governador, em 1997 Jarbas Vasconcelos iniciou - após a posse no ano seguinte - a defesa da construção de uma ferrovia que cortasse o estado rumo ao sertão. Ninguém no Governo Federal levou a ideia a sério, uma vez que o leilão da malha Nordeste fora realizado com a criação da Companhia Ferroviária do Nordeste pelo Grupo CSN.

O tempo passou e no Governo Lula surgiu a ideia de uma ferrovia de três cabeças ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), um projeto de 1.753 quilômetros na bitola, 1,6 metros com um terceiro trilho de 1,0 metro, de modo a conectar os vagões que já existiam na antiga malha.

O projeto foi lançando em 2006, iniciado em 2008, no segundo Governo Lula, e desde então o que se possa imaginar para que a ferrovia fosse inaugurada sem até hoje transportar uma tonelada de carga mesmo tendo consumido quase R$ 6 bilhões. Depois de tantos anos, especialistas já discutem se o modelo de negócio se sustenta, pois os grãos que deveriam ser transportados da região do Matopiba agora seguem por portos do Norte. Ficou apenas a carga de minério disputada por Suape e Pecém.

Ao longo dos anos, ficou claro que o fato da sede em Fortaleza da companhia e a proximidade da empresa com a classe política e empresarial do Ceará criaram as condições para que o destino Pecém de fortalecesse, especialmente pelo que já existe hoje no porto daquele estado.

Isso foi materializado no final do governo Bolsonaro, quando a CSN conseguiu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com um aditivo escrito sob medida para que a Transnordestina se limitasse ao trecho Eliseu Martins-Pecém num contrato bem amarrado, que foi validado no dia 23 de dezembro e registrado em cartório.

Foi o final de uma sinalização que já estava definida em 2021, quando o então ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, indicou ao governo de Pernambuco que ele fosse atrás de um parceiro para fazer a parte que nos toca. Pernambuco achou a Bemisa (dona da mina de minério de ferro no Piauí) e fechou um acordo que incluiu a separação da ilha de Cocaia para futuro terminal.

A surpresa veio com o referendo dos novos governadores do Ceará e Piauí do acordo que excluiu Pernambuco do negócio. E o início de uma série de promessas de Lula e de políticos do PT e de vários partidos de que vai rever o acordo, inclusive com a obrigação da CFN de voltar ao traçado de três cabeças.

Pode ser. Mas até agora, o que está valendo é o contrato CFN/Transnordestina Ceará e Piauí. E, embora ministros e senadores afirmem que a ferrovia vai ser feita, as condições postas só confirmam a proposta da cisão. Ontem, mais um ministro afirmou que a ferrovia vai ser feita. Ótimo, mas como próprio Renan Filho disse, na Rádio Jornal, se houver condições de Pernambuco buscar um parceiro, vai apoiar.

Então, talvez fosse melhor para a governadora Raquel Lyra começar a atuar para resolver o seu problema sem apostar na promessa de que a CFN vai fazer o ramal de Suape. Ou que a União poderá vir a construí-lo. A Transnordestina virou um trauma para Pernambuco e por isso mesmo é bom a gente começar a cuidar do que é possível. Até porque ninguém acha mesmo que União vai fazer a obra.

Fidelização

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revelou que as empresas do mercado de fidelização emitiram em 2022 quase 510 bilhões (509,4) de pontos, 61,8% acima do registrado em 2021. Detalhe: apenas 6,35% vindos da compra de passagens aéreas e 93,65% emitidos por participantes em compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços. Desses pontos, 85% do montante foi convertido em passagens aéreas e 15% utilizado para adquirir produtos. Um espetacular passivo que vai virar despesa nas empresas aéreas.

Emprego Seguro

Com a indicação do sucessor da conselheira Tereza Duere, apenas o governador eleito em 2029 poderá indicar um novo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. É que o decano do colegiado, Ranilson Ramos, só deve deixar a casa em 2032. Depois dele, os próximos a completar 75 anos serão Dirceu Rodolfo e Waldecir Pascoal em 2044. O conselheiro Marcos Loreto só deve ser aposentar em 2041 e Carlos Neves chegará aos 75 anos em 2049. Finalmente, o recém-nomeado Eduardo Porto, com 41 anos, só deixará o colegiado em 2057. Dependendo da idade do escolhido, a governadora Raquel Lyra (numa eventual reeleição) poderá indicar um terceiro nome. Sem isso, só quem a substituir a partir 2031.

Zelensky e Lula

Depois de participar em Jedá da cúpula da Liga Árabe, que tem entre seus membros nações pró-Rússia e neutras nestes quase 15 meses de guerra, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky vai a Hiroshima, no Japão, para participar da reunião do Grupo dos Sete (G7). Será a estrela da reunião que nesta sexta-feira emitiu um comunicado que prometem “definhar a máquina de guerra da Rússia”. Exatamente contra o que desejava o presidente Lula que tentou mudar o tom da nota e foi ignorado. Na festa para Volodymyr Zelensky, Lula da Silva ficou isolado.

Hidrogênio Verde

A Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (H2V) do Senado esteve ontem (19) no Porto de Suape. Liderada pelo senador Cid Gomes e com a presença do senador Fernando Dueire, ela foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Economia, Guilherme Cavalcanti, onde conheceu TecHub H2V, iniciativa liderada pela CTG Brasil em parceria com o Senai Nacional, Senai Pernambuco e o Governo de Pernambuco.

Adote um Amigo

Hoje e amanhã, no Caruaru Shopping, tem a 3ª edição do Adote um Amigo com o objetivo promover a adoção de animais (felinos e caninos) ali mesmo. Mas haverá também palestras abertas ao público, com a finalidade de conscientizar a população sobre os temas "Medicina Veterinária do Coletivo e Família Multiespécie", "Controle Populacional de Cães e Gatos" e "Manejo e Criação Ilegal de Animais Silvestres".

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